São Luís, patrimônio cultural entre ruínas, grafites e pichações: estética ou política?

DAPesquisa

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ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

São Luís, patrimônio cultural entre ruínas, grafites e pichações: estética ou política?

Ano: 2021 | Volume: 16 | Número: Não se aplica
Autores: M. R. de A. Brasil
Autor Correspondente: M. R. de A. Brasil | [email protected]

Palavras-chave: arte e fotografia, grafiteiros-São Luís (MA), antropologia visual, etnologia - filosofia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho se propõe a interrogar, a partir de uma produção fotográfica e uma posterior digressão reflexiva, as relações existentes entre as ruínas do Centro Histórico de São Luís e os registros que, através de grafites  e  pichações/pixações,  os  jovens  da  periferia  têm  efetuado  nas  paredes,  portas  e  janelas  das  casas históricas  da  capital  do  Maranhão,  no  Brasil.  A  metodologia  utilizada  para  a  produção  e  inventário  das imagens  da  pesquisa  se  calca  entre  uma  antropologia  visual  e  uma  antropologia  da  imagem.  Do  ponto  de vista  do  modo  de  operar  o  pensamento,  utilizo  algumas  ideias  do  filósofo  Walter  Benjamin  (2012,  2009, 2013)  sobre  fotografia,  rememoração  e  alegoria.  Por  fim,  teço  alguns  comentários  sobre  os  significados  e potências  estéticas/políticas  dos  grafites  e  pichações/pixações  no  Centro  Histórico  de  São  Luís –MA  e  a correspondência estabelecida com as ruínas do casario ali presente. O texto não se pretende revisionista dos temas relacionados ao grafite e pichações/pixações ao patrimônio, mas um ensaio crítico no tocante a como as artes visuais operam no contexto da correspondência entre abandono e apropriação do espaço público.



Resumo Inglês:

The  present  work  proposes  to  interrogate,  based  on  a  photographic  production  and  a  later  reflexive  tour, the existing relationships between the ruins of the Historic Center of São Luís and the records that, through graffiti and “pichações/pichações”, young people from the periphery have carried out on the walls, doors and windows of historic houses in thecapital of Maranhão, Brazil. The methodology used for the production and inventory of the  research images  is based on a visual anthropology and an anthropology of the image. From  the  point  of  view  of  the  way  of  operating  the  thought,  I  use  some  ideas  of  the  philosopher  Walter Benjamin  (2012,  2009,  2013)  about  photography,  remembrance  and  allegory.  Lastly,  I  produce  some commentaries on the meanings and aesthetic/political powers of graffiti and “pichações/pichações” in the Historic  Center  of  São  Luís -MA and  the  correspondence  established  with  the  ruins  of  the  houses  present there. The text is not  intended as revisionist of themes  related to graffiti, pichações/pixações and heritage, but  a  critical  essay  regarding  how  the  visual  arts  operate  in  the  contextof  the  correspondence  between abandonment and appropriation of public space.