Rumo a uma mudança sustentável. Habilidades manuais em Teatros de Bonecos poloneses: uma perspectiva ecosófica

Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas

Endereço:
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-100
Site: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 2595-0347
Editor Chefe: Prof. Dr. Paulo Balardim
Início Publicação: 15/06/2005
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Rumo a uma mudança sustentável. Habilidades manuais em Teatros de Bonecos poloneses: uma perspectiva ecosófica

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: 25
Autores: Zofia Smolarska, Tradução Letícia Vieira
Autor Correspondente: Zofia Smolarska | [email protected]

Palavras-chave: teatro de bonecos polonês, sustentabilidade, trabalhadores artesanais teatrais

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O principal objetivo do artigo é apresentar e explicar a complexidade do conflito
profundo, mas oculto, entre o “topo” e a “base” que está ocorrendo atualmente em muitas
instituições teatrais na Polônia, incluindo Teatros de Bonecos. Desde 1989, os teatros de
repertórios poloneses têm continuamente se transformado do antigo e altamente hierárquico
modo de produção Fordista, para o novo e flexível modo pós-Fordista, que é característico do
capitalismo cognitivo e do teatro alternativo neovanguardista. Essas mudanças organizacionais
e algumas novas tendências estéticas estão levando à extinção da construção teatral artesanal,
na medida em que o trabalho dos artesãos é cada vez mais terceirizado ou substituído por
objetos prontos. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de campo qualitativa
realizada em seis instituições de Teatro de Bonecos poloneses, cada uma com um alcance
diferente, incluindo entrevistas com artesãos teatrais, a fim de examinar as decisões econômicas,
tecnológicas e estéticas que causam disfunções e exacerbam a extinção das profissões teatrais
de bastidores.



Resumo Inglês:

The main aim of the paper is to present and explain the complexity of the deep but
hidden conflict between the ‘top’ and the ‘bottom’ that is currently taking place in many theatre
institutions in Poland, including puppet theatres. Since 1989, Polish repertory theatres have been
continually changing from the old, highly hierarchical Fordist mode of production to the new,

flexible post-Fordist mode, which is characteristic for cognitive capitalism and alternative, neo-
avant-garde theatre. These organisational changes and some new aesthetic trends are leading

to the extinction of theatre craft, as the work of craftsmen is increasingly outsourced or replaced
by ready-made objects. This paper presents the results of qualitative field research conducted at
six Polish puppet theatres, each with a different range, including interviews with craftsmen, in
order to examine the economical, technological and aesthetic decisions that cause dysfunctions
and exacerbate the dying-off of backstage theatre professions.