As rodas de samba do club do compositor como lugares de vivência da hospitalidade no Distrito Federal brasileiro

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ISSN: 2594-8407
Editor Chefe: Izac de Oliveira Belino Bonfim
Início Publicação: 01/01/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Turismo

As rodas de samba do club do compositor como lugares de vivência da hospitalidade no Distrito Federal brasileiro

Ano: 2021 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: V. J. R. Alves, L. R. Borges
Autor Correspondente: V. J. R. Alves | [email protected]

Palavras-chave: hospitalidade, lugar, rodas de samba, club do Compositor, distrito federal brasileiro

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O debate neste artigo se efetiva a partir de referências teóricas sobre os conceitos de hospitalidade e lugar, pelo ângulo do Turismo e da Geografia. Entende-se hospitalidade a partir do ponto de vista da dimensão sociocultural e espacial, centrada no sujeito e suas relações complexas com o lugar das rodas de samba. Nesta pesquisa, o lugar é como um espaço banal e de um acontecer solidário. Como objetivo geral, os pesquisadores buscaram verificar evidências que contribuem para reconhecer as rodas de samba do coletivo Club do Compositor, no território do Distrito Federal brasileiro, como lugares de vivência da hospitalidade. Por meio de uma pesquisa qualitativa, de nível exploratório, foi possível estabelecer um delineamento pautado nos dados coletados a partir do empírico – estudo de campo – para confrontar a visão teórica – pesquisa bibliográfica – sobre hospitalidade e lugares de vivência da hospitalidade, no âmbito do fato rodas de samba do Club do Compositor. A partir de entrevista realizada com os sambistas e compositores e observação sistêmica das rodas de samba construiu-se um histórico de como surgiu o coletivo de samba Club do Compositor; identificar as etapas de planejamento para a efetivação das rodas de samba; além de mapear os lugares onde essas rodas se efetivam nas Regiões Administrativas do Distrito Federal. O trabalho também sinaliza que os lugares onde essas rodas de samba se efetivam, se fazem como lugares de vivência da hospitalidade por estar centrados no lazer, a partir do samba e da socialização dos sujeitos, de forma gratuita e espontânea.



Resumo Inglês:

The debate in this article takes effect from theoretical references on the concepts of hospitality and place, from the angle of Tourism and Geography. Hospitality is understood  from  the  point  of  view  of  the  socio-cultural  and  spatial  dimension, centered  on  the  subject  and  its  complex  relations  with  the  place  of  the  samba circles. In this research, the place is like a banal space and a solidary event. As a general objective, the researchers sought to verify evidence to recognize the samba circles  of  the  collective  Club  do  Compositor,  in  the  territory  of  the  Brazilian Federal  District,  as  places  of  hospitality  experience.  Through  a  qualitative research, at an exploratory level, it was possible to establish a design based on the data collected from the empirical -field study -to confront the theoreticalview -bibliographic  research -on  hospitality  and  places  of  experience  of  hospitality, within the scope of samba club of the Composer Club. From an interview with the samba dancers and composers and a systematic observation of the samba circles, a history of how the samba collective Club do Compositor emerged; identify the planning  stages  for  the  implementation  of  the  samba  circles;  in  addition  to mapping the places where these wheels take place in the Administrative Regions of the Federal District. The work also signals that the places where these samba circles happens are likes as places of experiencing hospitality for being centered on leisure, based on samba and the socialization of subjects, free and spontaneous.