Rio de imagens: cultura midiática na Belle Époque

Revista Maracanan

Endereço:
Rua São Francisco Xavier, 524 - Pavilhão João Lyra Filho - 9º andar, Bloco F, sala 9037 - Maracanã
Rio de Janeiro / RJ
20550-013
Site: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan
Telefone: (21) 2334-0678
ISSN: 1807-989X
Editor Chefe: Tania Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira
Início Publicação: 01/12/1999
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: História

Rio de imagens: cultura midiática na Belle Époque

Ano: 2020 | Volume: 0 | Número: 24
Autores: Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo
Autor Correspondente: Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo | [email protected]

Palavras-chave: Crônicas, Rio de Janeiro, Cinema, Imprensa,Vitrine

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XX, tecnologias e novas funções econômicas e simbólicas das imagens e produtos assinalam o nascimento da cultura midiática com intenso fluxo de informação tipográfica e visual. As crônicas literárias registram novos modos de ver e narrar a cidade, a partir do diálogo com as imagens que alteram a estrutura da percepção dos sujeitos. Tomando por referência as crônicas de João do Rio, Olavo Bilac, Benjamin Costallat e Lima Barreto, o artigo analisa o impacto do cinema, da imprensa e da vitrine na produção de novas sociabilidades e sensibilidades no espaço urbano. Para a abordagem sobre o que se convencionou chamar Belle Époque consideramos como baliza temporal o período de 1890-1920 e serão utilizados, na reflexão, conceitos de Walter Benjamin, Friedrich Kittler, Georg Simmel, Jonathan Crary e Jean-Yves Mollier.



Resumo Inglês:

In Rio de Janeiro from the first decades of the 20th century, technologies and new economic and symbolic functions of images and products mark the birth of media culture with an intense flow of typographic and visual information. Literary chronicles regist new ways to see and narrate the city, from the dialogue with the images that alter the structure of the perception of the subjects. Taking the chronicles of João do Rio, Olavo Bilac, Benjamin Costallat and Lima Barreto as reference, the article analyzes the impact of the cinema, the press and the magazine’s showcases on the production of new sociabilities and sensibilities in the urban space. For the approach on what was agreed to call Belle Époque we consider as a time frame the period 1890-1920 and will be used, in reflection, concepts of Walter Benjamin, Friedrich Kittler, Georg Simmel, Jonathan Crary and Jean-Yves Mollier.