A revista O Observador Econômico e Financeiro e as favelas cariocas: fotografia documental e os regimes de representação da pobreza urbana (1942-1953)

Revista Maracanan

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ISSN: 1807-989X
Editor Chefe: Tania Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira
Início Publicação: 01/12/1999
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: História

A revista O Observador Econômico e Financeiro e as favelas cariocas: fotografia documental e os regimes de representação da pobreza urbana (1942-1953)

Ano: 2020 | Volume: 0 | Número: 24
Autores: Samuel Silva Rodrigues de Oliveira
Autor Correspondente: Samuel Silva Rodrigues de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Favelas Cariocas, Fotografia Documental, Fotorreportagem

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo analisa as fotorreportagens com imagens de favelas na revista O Observador Econômico e Financeiro, no período de 1942 e 1953, quando o fotografo Mozar Alves da Silva fez parte da equipe editorial do periódico. Criada em 1936 por Valentin Rebouças, O Observador Econômico e Financeiro foi uma revista especializada em análises sociais e econômicas, sendo um dos locus do debate desenvolvimentista. Na década de 1940, a revista incorporou parte das inovações gráficas introduzidas pelo O Cruzeiro, dando maior destaque às fotografias em suas reportagens que documentavam as transformações econômicas do país. O tema das favelas foi pauta de reportagens que abordavam a modernização urbana da Capital Federal. As fotografias reiteravam o mito da Favela no Rio de Janeiro e dramatizavam discursos e estigmas da pobreza urbana a partir do debate da “marginalidade social”.



Resumo Inglês:

The article analyzes the photoreports with images of “favelas” from the O Observador Econômico e Financeiro magazine, between 1942 and 1953, when the photographer Mozar Alves da Silva was part of the editorial team. Founded in 1936 by Valentin Rebouças, O Observador Econômico e Financeiro was a magazine specialized in social and economic analysis, in context of develpmentalismo. In the 1940s, the magazine incorporated part of the graphic innovations introduced by O Cruzeiro, giving greater prominence to photographs in its reports to document the country's economic transformations. The theme of favelas was the subject of reports that deal with the urban modernization of the Federal Capital. The photographs reiterate the myth of the Favela in Rio de Janeiro and dramatized discourses and stigmas of urban poverty from the debate on “social marginality”.