Revista Comsertões
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Autor Correspondente: Diogo Cavalcanti Velasco | [email protected]
Palavras-chave: Cinema brasileiro, sertão nordestino, cinema novo
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
A partir de uma busca dos filmes que retratam o espaço nordestino no cinema nacional ao longo da cinematografia brasileira, propomos uma genealogia por meio de três momentos históricos: cinema brasileiro dos primórdios, o nordestern e o cinema novo com sua trindade seca e, por último, o cinema de retomada. Os signos forjados num contexto cultural da virada do século XIX para o XX (seca, messianismo, retirantes, entre outros) foram sendo ressignificados e chegaram a uma diversidade que condiz com a contemporaneidade.
Resumo Inglês:
Through a study with the history of the Brazilian movies that take place in Sertão Nordestino (Northeastern Countryside), we propose a genealogy by three different times: the beginning of the national cinematography, the “nordestern” and the new cinema with its “trindade seca” and, at last, the contemporarian movies. The signs forged in a cultural context in the turning point between 19th and 20th century (dry, messianism, retirantes, among others) were getting other meanings and got to a diversity that respects the contemporarity
Resumo Espanhol:
Empezando por una busqueda por películas que ponen el espacio nordestino del cine nacional junto a su cinematografia brasileña, proponemos una genealogia por médio de três momentos históricos: cine brasileños y sus primórdios, el “nordestern” y el cine nuevo com su trinidad seca y, por ultimo, el cine de retomada. Los signos forjados en el contexto cultural de la virada del siglo XIX para el XX (seca, messianismo, retirantes, entre otros) han sido resignificados e llegaran a una diversidad que condiz com la contemporanidad.