RETRATOS DA INALTERIDADE: A ANIMALIZAÇÃO DO INIMIGO NO DISCURSO GRÁFICO DA IMPRENSA ILUSTRADA DURANTE A GUERRA DO PARAGUAI (1864-1870)

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ISSN: 1807-6971
Editor Chefe: Rosangela Patriota Ramos
Início Publicação: 10/10/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

RETRATOS DA INALTERIDADE: A ANIMALIZAÇÃO DO INIMIGO NO DISCURSO GRÁFICO DA IMPRENSA ILUSTRADA DURANTE A GUERRA DO PARAGUAI (1864-1870)

Ano: 2016 | Volume: 13 | Número: 1
Autores: Arnaldo Lucas Pires Junior
Autor Correspondente: Arnaldo Lucas Pires Junior | [email protected]

Palavras-chave: Charges – Guerra do Paraguai – Imprensa Ilustrada

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo visamos analisar o processo de animalização e detração étnica dos inimigos presentes nas charges publicadas na imprensa ilustrada durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). Através do exame de um grupo representativo de imagens, buscaremos demonstrar de que forma este processo discursivo se construiu, sempre atentando para as particularidades contextuais de cada nação e de cada órgão da imprensa analisado. Defendemos que o processo de detração do inimigo se constitui enquanto movimento fundamental de um conjunto amplo de iniciativas de construção identitária postos em prática durante a guerra. Caricaturistas brasileiros e paraguaios desenhavam seus inimigos como animais para tentar explicar e, por conseguinte, justificar toda animalidade que viam em uma das mais sangrentas guerras da América do Sul.



Resumo Inglês:

: In this article, we aim to analyze the process of animalization and ethnic detraction of enemies present in the cartoons published in the illustrated press during the Paraguayan War (1864-1870). By examining a representative group of images, we will seek to demonstrate how this discursive process was built, always paying attention to the contextual specificities of each nation and every media organ analyzed. We argue that the enemy’s detraction process was constitute as a key movement of a wide range identity-building initiative put in place during the war. Brazilians and Paraguayans cartoonists drew his enemies as animals to try to explain and therefore justify all animality they saw in one of the bloodiest wars in South America.