RETORNOS: O PODER DE CONCEITUALIZAR COM FILMES ETNOGRÁFICOS

Vivência: Revista de Antropologia

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ISSN: 2238-6009
Editor Chefe: Julie Antoinette Cavignac
Início Publicação: 07/05/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Sociologia

RETORNOS: O PODER DE CONCEITUALIZAR COM FILMES ETNOGRÁFICOS

Ano: 2017 | Volume: 1 | Número: 50
Autores: A. Torresan
Autor Correspondente: A. Torresan | [email protected]

Palavras-chave: Filmes etnográficos, Imagens, Antropologia visual, Imigração, Portugal

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Partindo da ideia colocada por David MacDougall de que imagens produzem um tipo de conhecimento específico diferente da escrita, neste artigo uso o exemplo de um filme que realizei sobre Eugênia, uma imigrante brasileira em Lisboa, para explorar a capacidade conceitual do filme etnográfico. O potencial duplo das imagens, como índice e ícone, pode gerar um modo particular de análise antropológica. No caso que observo aqui, a filmagem da primeira viagem de volta ao Rio de Janeiro de Eugênia ajudou – tanto a ela quanto a mim– a perceber a natureza transformadora desse evento para o significado conferido à prática homemaking e para esta análise sobre imigração e integração.



Resumo Inglês:

Considering David MacDougall’s idea of images that make a specific kind of knowledge which is different from writing, in this paper I use my film about Eugênia, a Brazilian immigrant woman in Lisbon, as an example to explore the conceptual capability of ethnographic films. The double potential of images, as index and icon, may generate a particular mode of anthropological analysis. In this case, filming the first trip of Eugênia back home to Rio de Janeiro have helped both of us to perceive the transformational nature of this event to her sense about the practice of homemaking as well as to my analysis of immigration and integration.