A retórica das filosofias políticas: uma aproximação à História Política da Retórica

Coletânea

Endereço:
Rua Dom Gerardo - nº 68 - 6º andar - Centro
Rio de Janeiro / RJ
20090-030
Site: http://www.revistacoletanea.com.br
Telefone: (21) 2206-8100
ISSN: 1677-7883 impresso / 2763-6992 online
Editor Chefe: D. Anselmo Chagas de Paiva - OSB
Início Publicação: 14/05/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar

A retórica das filosofias políticas: uma aproximação à História Política da Retórica

Ano: 2016 | Volume: 15 | Número: 30
Autores: André Magnelli
Autor Correspondente: André Magnelli | [email protected]

Palavras-chave: Retórica. Filosofa Política. História Política. História Política da Retórica. Democracia.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste ensaio, é empreendida uma investigação das relações entre retórica e política, presentes em algumas obras de referência da filosofia política. Ele constitui uma aproximação a uma histórica política da retórica. São analisadas as concepções de retórica e suas relações com a política presentes nas filosofias políticas antigas de Platão, Aristóteles e Cícero, por um lado, e, por outro, nas filosofias políticas modernas de Maquiavel e Hobbes. Foram identificados pelo menos dois níveis de relação entre a retórica e a política trabalhados em cada filósofo. No nível teórico, temos o problema do fundamento da ciência política, ou seja, da política como objeto de saber científico. Por outro lado, no nível prático, temos o problema da existência prática da retórica na vida política. Veremos como, em cada filósofo, a retórica adquire um papel positivo (Aristóteles, Cícero e Maquiavel) ou negativo (Platão e Hobbes) como forma de saber ou arte específica, o que está estreitamente vinculado a uma valorização ou não da arte retórica nas formas ideais de regime político. As transformações do papel político da retórica foram essenciais para a mutação de política dos antigos, associada à ética e guiada pelo raciocínio prático, para a política dos modernos, associada à dominação e à riqueza e guiada pelas ciências exatas. Mutação que se encontra na origem da forma política encarnada pelo Estado absoluto na aurora da modernidade política. Conclui-se afirmando que devemos ser sensíveis à radicalidade da questão retórica ao longo da história, cuja sensibilidade é fundamental para colocar questões em relação à teoria social e à história política moderna. Como conciliar afinal ciência e prudência? De Platão, Cícero e Aristóteles até Maquiavel e Hobbes, não temos muito mais do que exemplares tentativas de formulação e de solução desta questão, cujo enraizamento em nossa natureza é inextirpável.



Resumo Inglês:

In this essay it is undertaken an investigation of the relationship between rhetoric and politics, present in some reference works of political philosophy. It is an approach to a political history of rhetoric. The conceptions of the rhetoric and their relations with the politics present in the ancient political philosophies of Platon, Aristotle and Cicero, on one side, and, on other side, the modern political philosophies of Machiavelli and Hobbes are analyzed. There are at least two levels of relation between rhetoric and politics worked out in each philosopher. On the theoretical level, we have the problem of the grounds of political science, that is, politics as object of scientific knowledge. On the other side, on the practical level, we have the problem of the practical existence of rhetoric in the political life. We will see how, in each philosopher, rhetoric acquires a positive role (Aristotle, Cicero and Machiavelli) or negative (Plato and Hobbes) as a form of knowledge or specific art, which is closely linked to an appreciation or not of the rhetoric art in ideal forms of political regime. The transformations of the political role of rhetoric were essential for the mutation from the ancient politics, associated to ethics and guided by practical reasoning, to modern politics, associated to domination and wealth and guided by the exact sciences. Mutation that is at the origin of the political form embodied by absolute State in the daybreak of political modernity. The essay concludes by asserting that we must be sensitive to the radicalness of the rhetorical question throughout history, whose sensitivity is fundamental to questioning social theory and modern political history. How can we reconcile, after all, science and prudence? From Plato, Cicero and Aristotle to Machiavelli and Hobbes, we have little more than exemplary attempts to formulate and resolve this question, whose rootedness in our nature is inextricable.

Keywords: Rhetoric. Political Philosophy. Political History. Political History of Rhetoric. Democracy.