Resenha: Piano.Pérolas - quem brinca já chegou!

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Resenha: Piano.Pérolas - quem brinca já chegou!

Ano: 2022 | Volume: 7 | Número: 2
Autores: Helena Karavassilakis Uzun, Vania Malagutti
Autor Correspondente: Helena Karavassilakis Uzun | [email protected]

Palavras-chave: pedagogia do piano, ensino por imitação, iniciação ao piano

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O livro “Piano.Pérolas: Quem brinca já chegou!”, de autoria das professoras, pianistas e compositoras Carla Reis e Liliana Botelho, foi lançado em 2019. O material é composto por 18 obras autorais para iniciantes, pautadas no ensino por imitação, de modo que a leitura musical é considerada como um dos aspectos a serem abordados no processo do ensino de um instrumento musical. Nesta direção, o livro traz subsídios pedagógico-musicais que contemplam, por exemplo, a topografia do teclado, a aquisição da técnica, a exploração sonora, a criatividade e a compreensão de elementos de estruturação musical. A proposta traz peças em solo e duos e disponibiliza a gravação das mesmas em um canal do Youtube. O material se constitui em uma possibilidade prática e viável que considera as demandas reais do ensino do piano no século XXI, oferecendo um caminho que contempla a performance e a criação musical.



Resumo Inglês:

The book “Piano.Pears: Who plays has arrived!”, written by the teachers, pianists and songwriters Carla Reis and Liliana Botelho, was released in 2019. The material is made of 18 copyrighted works for begginers, based on teaching by imitation, so that the musical reading is considered one of the aspects to be aproached in the process of teaching a musical instrument. In this regard, the material brings us pedagogical-musical subsidies that include, for instance, keyboard topography, technique acquisition, sound exploration, creativity and understanding of musical structuring elements. The proposal brings solo and duo musicals and makes their recording available on a Youtube channel. The material consists in a practical and feasible possibility that acknowledge the real demands of piano teaching in the 21st century, offering a way that aims musical performance and creation.