As representações sociais e a linguagem fotográfica: orientando modos de ver e sentir

Diálogo das Letras

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ISSN: 2316-1795
Editor Chefe: José Cezinaldo Rocha Bessa
Início Publicação: 09/02/2012
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

As representações sociais e a linguagem fotográfica: orientando modos de ver e sentir

Ano: 2013 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: J. Barcelos
Autor Correspondente: J. Barcelos | [email protected]

Palavras-chave: Dimensão argumentativa, Fotografia jornalística, Representação social

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho busca refletir sobre como o conceito de dimensão argumentativa, de Ruth Amossy (2006), pode ser operacionalizado na análise do discurso de fotografias jornalísticas, a partir de três aspectos: a escolha dos elementos da linguagem jornalística, as representações sociais na argumentação no discurso e as possíveis emoções suscitadas pelas imagens. Para o estudo, foram selecionadas, entre as vencedoras da categoria “Foto do ano”, do concurso internacional World Press Photo, aquelas fotos que trouxessem como temática desastres naturais. A análise das cinco fotografias encontradas nos permitiu verificar quais elementos poderiam conduzir a leitura das imagens para determinados sentidos, orientando maneiras de ver. Pudemos identificar, na materialidade linguageira, como a linguagem fotográfica, com o reforço das representações sociais, pode nos direcionar para uma certa percepção do mundo por meio do olhar dos fotojornalistas.



Resumo Inglês:

This paper seeks to reflect on how the concept of argumentative dimension, by Ruth Amossy (2006), can be made operational in the discourse analysis of journalistic photographs, from three aspects: the choice of journalistic language elements, the social representations in the discourse argumentation and the possible emotions brought forth by the images. For the study were selected, amongst the winners of the category “Photo of the year” of the international World Press Photo competition, those photos that had as their theme natural disasters. The analysis of the five photographs used allowed us to verify which elements might conduct the viewing of the images to certain directions, guiding ways of seeing. We identified, in the language materiality, how photographic language, reinforced by social representations, might direct us to a certain perception of the world through the view of photojournalists.