A representação do painel histórico brasileiro na obra O fantasma de Luís Buñuel, de Maria José Silveira

Revista Educação e Linguagens

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ISSN: 22386084
Editor Chefe: Ricardo Fernandes Pátaro
Início Publicação: 31/08/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

A representação do painel histórico brasileiro na obra O fantasma de Luís Buñuel, de Maria José Silveira

Ano: 2015 | Volume: 4 | Número: 7
Autores: Cristiano Mello de Oliveira
Autor Correspondente: Cristiano Mello de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: military dictatorship, historical romance, o fantasma de luis buñuel, josé maria silveira.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O romance O fantasma de Luís Buñuel (2004), de Maria José Silveira, distinguese
na sua forma e conteúdo estético de muitos outros romances históricos da literatura
contemporânea brasileira por apresentar vozes narrativas em situações cronológicas bem
distintas. O presente estudo visa realizar brevemente um recorte dos fragmentos que
apontem essa originalidade estabelecida pela autora, assim como alguns outros sobre a
representação das marcas históricas presente no romance. Em um primeiro momento, realizaremos um preâmbulo que visa a introduzir de forma panorâmica o enredo do próprio romance. Num segundo momento, vamos realizar uma abordagem entre a dualidade problemática da história e da literatura. Em uma terceira etapa, propomos realizar um breve painel das principais características do romance, buscando esmiuçar os principais fragmentos. Como lastro teórico, cada qual ao seu modo, sugerimos submeter esses
fragmentos aos conceitos sobre o romance histórico, ambientado na Ditadura Militar: Silvermann (1995), Franco (1998), Santiago (1998), entre outros necessários. Esperamos que os resultados aqui alcançados visem a instigar e alavancar outros estudos e investigações, tendo em vista o escasso repertório de estudos sobre tal objeto de análise.



Resumo Inglês:

The novel O fantasma de Luís Buñuel (2004), José Maria Silveira distinguished in
form and aesthetic content of many other historical novels of contemporary Brazilian
literature by presenting narrative voices in distinct chronological situations. This study aims to
briefly hold a cut of fragments that point that originality established by the author, as well as some others on the representation of historical landmarks in this novel. At first, we will hold a preamble aimed at introducing panoramic form the plot of the novel itself. Secondly, we perform an approach problematic duality between history and literature. In a third step, we propose to conduct a brief panel of the main features of the novel, seeking to scrutinize the main fragments. As theoretical ballast, each in his own way, we suggest submitting these fragments to concepts of the historical novel, set in the Military Dictatorship: Silvermann (1995), Franco (1998), Santiago (1998), among others necessary. We hope that the results achieved here aims to instigate and leverage other studies and investigations, given the scarce repertoire of such studies analyzed.