Representação das negras e dos negros no Museu Histórico de Crato-CE: invisibilidade e silenciamento

Revista Galo

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ISSN: 2675-7400
Editor Chefe: FRANCISCO ISAAC D. DE OLIVEIRA
Início Publicação: 20/04/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Arqueologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia

Representação das negras e dos negros no Museu Histórico de Crato-CE: invisibilidade e silenciamento

Ano: 2020 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: SILVA, A. L. da.
Autor Correspondente: SILVA, A. L. da. | [email protected]

Palavras-chave: Representação. Espaços de memória. Invisibilidade. Silenciamento.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo tem como objetivo discutir sobre o lugar do povo negro nos espaços de memória bem como quais narrativas são construídas acerca da história desse grupo étnico, tomando como ponto de partida o Museu Histórico Fundação Cultural José de Figueiredo Filho, na cidade de Crato-CE. O embasamento teórico tomou como referência a tese Teatro de memórias, palco de esquecimentos: culturas africanas e das diásporas negras em exposições de Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha, de 2006. A metodologia consistiu em uma visita de campo ao museu, no mês de abril de 2019, com licenciandos bolsistas do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, projeto do qual a autora deste artigo fez parte como supervisora do subprojeto multidisciplinar, o qual tinha como eixos norteadores: Gênero, Raça e Poder. Os procedimentos utilizados foram inicialmente a visita ao referido museu e, posteriormente, roda de conversa para socialização e problematização dos discursos acerca das presenças e das ausências legitimadas por esta instituição acerca do povo negro.