RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS POR MEIO DAS IMAGENS: OS “QUADROS HISTÓRICOS DA GUERRA DO PARAGUAY” E A RELAÇÃO BRASILEIRA COM O MUNDO “CIVILIZADO”

Revista Hoplos

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Editor Chefe: Danilo Sorato
Início Publicação: 01/07/2017
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Ciência política

RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS POR MEIO DAS IMAGENS: OS “QUADROS HISTÓRICOS DA GUERRA DO PARAGUAY” E A RELAÇÃO BRASILEIRA COM O MUNDO “CIVILIZADO”

Ano: 2019 | Volume: 3 | Número: 5
Autores: Álvaro Saluan da Cunha, Raphael Braga de Oliveira
Autor Correspondente: Raphael Braga de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: guerra da tríplice aliança, imprensa ilustrada, litografias, barão do rio branco

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No final da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), ocorreram variadas produções para celebrar os êxitos brasileiros em batalha, mesmo problemas sociais e econômicos que o conflito trouxe para o país. Nesse contexto, a coleção Quadros historicos da guerra do Paraguai contou com nove fascículos, onde as litogravuras foram baseadas em pinturas e desenhos de personagens de prestígio no mundo das artes, além de textos escritos por diversos intelectuais da época, onde eram abordadas algumas passagens do conflito. Foi mapeada a aquisição dessa coleção pelos Ministérios do Império, que circulou dentro do Estado e fora dele, enviando a diversas legações da América e além-mar, utilizando-se do discurso civilizador. Este artigo mostrará a aproximação da coleção com as relações diplomáticas do período, que inclui a ação de José Maria da Silva Paranhos Júnior, futuro Barão do Rio Branco, que fazia desenhos e comentava a guerra no periódico francês L’Illustration, defendendo o ponto de vista brasileiro.



Resumo Inglês:

At the end of the War of the Triple Alliance (1864-1870) there were varied productions to celebrate Brazilian successes in battle, even social and economic problems that the conflict brought to the country. In this context, the collection Quadros historicos da guerra de Paraguay has nine fascicles, where the lithographs were based on paintings and drawings of prestigious characters in the world of the arts, besides texts written by several intellectuals of the time, where some passages of the conflict. It was mapped out the acquisition of this collection by the Ministries of the Empire, which circulated within and outside the State, sending to various legations from America and beyond, using the civilizing discourse. This article will show the approximation of the collection with the diplomatic relations of the period, which includes the action of José Maria da Silva Paranhos Júnior, future Barão do Rio Branco, who made drawings and commented on the war in the French periodical L'Illustration, defending the point of Brazilian view.