As relações éticas e a imagem artística: a ética de Levinas nas imagens de Andrés Serrano

DAPesquisa

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Artes - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa
Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

As relações éticas e a imagem artística: a ética de Levinas nas imagens de Andrés Serrano

Ano: 2011 | Volume: 6 | Número: 8
Autores: Daisy Mary da Silva Proença
Autor Correspondente: Daisy Mary da Silva Proença | [email protected]

Palavras-chave: ética, vida nua, Levinas, Blanchot, Andrés Serrano

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo propõe-se a pensar as relações entre ética e estética da imagem da arte, tendo por base o pensamento de Emmanuel Levinas e Maurice Blanchot, estabelecendo proximidades com o conceito de vida nua, de Giorgio Agamben, fundamentando-se também no estudo de Anita Prado Koneski, Blanchot, Levinas e a arte do estranhamento. Assim, discorre-se sobre a eticidade da imagem no que se dá como recusa de submeter- -se a uma interpretação e compactuar em ser fenomenologicamente um espelhamento da realidade. O artigo faz uma leitura das imagens fotográficas da série The Morgue, do artista Andrés Serrano, à luz das questões apresentadas para pensar a imagem, dadas por Blanchot e Levinas. Chega-se à conclusão de que as imagens de Serrano exigem a ética de Levinas a partir do momento em que os rostos das imagens – viva expressão da vida nua – inspiram respeito e responsabilidade.



Resumo Inglês:

This article intends to consider the relationship between ethics and aesthetics of the art image, based on the thought of Emmanuel Levinas and Maurice Blanchot setting close to the concept of bare life of Giorgio Agamben, basing itself also in the study of Anita Prado Koneski, Blanchot, Levinas and the art of estrangement. So, we talk about the ethics of image that gives a refusal to submit to an interpretation and a pact to be phenomenologically mirroring of reality. The article makes the reading of images from the series The Morgue, artist Andrés Serrano, in the light of the issues raised to think the picture given by Blanchot and Levinas. We reached the conclusion that the images of the Serrano require the ethics of Levinas from the moment that inspire us, those faces - living expression of bare life - respect and responsibility.