A RELAÇÃO ENTRE CARIDADE E CONHECIMENTO NA VIDA DE JULIANA DO MONTE CORNILLON (†1258)

Aedos

Endereço:
Programa de Pós-graduação em História da UFRGS - IFCH/UFRGS - Caixa postal 15055 - Bairro Agronomia
PORTO ALEGRE / RS
0
Site: http://www.seer.ufrgs.br/aedos
Telefone: (51) 3308-6639
ISSN: 19845634
Editor Chefe: [email protected]
Início Publicação: 31/01/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

A RELAÇÃO ENTRE CARIDADE E CONHECIMENTO NA VIDA DE JULIANA DO MONTE CORNILLON (†1258)

Ano: 2009 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Ana Paula Lopes Pereira
Autor Correspondente: Ana Paula Lopes Pereira | [email protected]

Palavras-chave: affectus, século xiii, juliana do monte comillon, antropologia hagiográfica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A relação entre Caridade, amor absoluto de Deus e Conhecimento místico aparece como uma
constante analítica na narrativa hagiográfica produzida na diocese de Liège no século XIII. Os
hagiógrafos buscando dar conta de um novo tipo de santidade, de uma piedade laica, moderna, voluntária,
acabam investigando a natureza das mulheres piedosas, seus modos de sentir e de pensar. Analisando a
noção de affectus na doutrina da cisterciense da Caridade e apontando alguns elementos da vida de
Juliana do Monte Cornillon sobre o conhecimento místico, buscamos demonstrar que integrados no
aparelho conceitual cisterciense esses clérigos, pertencentes ao início do pensamento escolástico,
empreendem uma antropologia hagiográfica.



Resumo Francês:

La relation entre la Charité, amour absolut de Dieu, et la Conaissance mystique apparaît, dans la
narrative hagiographique produite au diocèse de Liège au XIIIéme siècle, comme une constante
analytique. Les hagiographes en cherchant à rendre compte d’une forme nouvelle de sainteté, d’une piété,
laïque, moderne, volontaire, finissent par proceder à une recherche sur la nature des femmes pieuses, leurs
modes de sentir et penser. En analysant, la notion d’affectus selon la doctrine cistercienne de la Charité et
en mettant en évidence quelques éléments narratifs de la vie de sainte Julienne du Mont-Cornillon sur la
connaissance mystique, nous cherchons à montrer qu’intégrés dans l’appareil conceptuel cistercien, les
hagiographes, qui appartiennent aux débuts de la pensée scolastique, entreprennent une anthropologie
hagiographique.