REISADO DE COURO: COMO MEU AVÔ BRINCAVA

Folha de Rosto

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ISSN: 2447-0120
Editor Chefe: Maria Cleide Rodrigues Bernardino
Início Publicação: 30/11/2015
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciência da informação

REISADO DE COURO: COMO MEU AVÔ BRINCAVA

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: Especial
Autores: Francisco Ronce Dias Coelho, Erivana D’Arc Daniel da Silva Ferreira, Gracy Kelli Martins
Autor Correspondente: Francisco Ronce Dias Coelho | [email protected]

Palavras-chave: Cariri Cearense, Memória Coletiva, Memória Oral, Reisado de Couro

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O reisado é uma manifestação folclórica típica do Nordeste brasileiro e sua tradição sintetiza a mistura da fé religiosa com o imaginário popular. Este trabalho objetiva o registro de como se brinca o reisado de couro, elencando todo o transcorrer dessa brincadeira, suas peças e seus personagens. O método empregado para a coleta de dados foi qualitativo fazendo uso da técnica de entrevista aberta, a partir dos relatos do Mestre de Reisado, também condecorado como Mestre da Cultura Cearense, o senhor José Aldemir Aguiar, conhecido como Mestre Aldenir. Como resultado, a partir de investigações acerca da literatura que explora o tema, extraiu-se das narrativas do Mestre Aldenir detalhes de peças e enredos e a descrição e simbologia das indumentárias. Como conclusão percebe-se as dificuldades de criação e manutenção dos grupos de Reisado de Couro, evidenciadas no desinteresse das novas gerações em aprender e manter a tradição e na ausência de políticas públicas de preservação dessa manifestação e a falta de incentivos financeiros



Resumo Inglês:

The reisado is a folkloric manifestation typical of the Brazilian Northeast and its tradition synthesizes a mixture of the religious faith with the popular imaginary.This work aims at recording as leather earring or reissue, listing all the running of this game, its pieces and its characters.The method used to collect data for qualitative make use of the technique of open interview, from Mestre de Reisado, also decorated as Master of Culture of Ceará, Mr. José Aldemir Aguiar, known as Mestre Aldenir.As a result, from investigations on the literature that explores the subject, it is extracted from the narratives of the Master Aldenir details of pieces and plots and a description and symbology of the industries.As a conclusion, one can perceive difficulties in the creation and maintenance of Leather Reisado groups, evidenced by the lack of interest of the new generations in learning and maintaining a tradition and an absence of public policies to preserve this manifestation and a lack of financial incentives