Regimes de visibilidade/conhecimento nas experiências da “(des)montagem” e do “(não) passar” por homem e/ou mulher

ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste

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ISSN: 2358-5587
Editor Chefe: Marcos Aurélio da Silva
Início Publicação: 01/01/2014
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Antropologia

Regimes de visibilidade/conhecimento nas experiências da “(des)montagem” e do “(não) passar” por homem e/ou mulher

Ano: 2019 | Volume: 6 | Número: 12
Autores: Tiago Duque
Autor Correspondente: Tiago Duque | [email protected]

Palavras-chave: identidade; corpo; gênero; sexualidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo desse texto é refletir sobre as experiências da “montagem” e “desmontagem” dos corpos e do “passar por” ou não “passar por” homem e/ou mulher de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Utiliza-se nesta análise as/os autoras/es oriundas/os da teoria feminista e do pensamento de foucaultiano, muitos/as da linha teórica queer, e outras/os pós-estruturalistas. Do ponto de vista metodológico, os dados são oriundos de pesquisa online e offline, envolvendo etnografia e entrevistas, não com foco nos sujeitos em si, mas no regime de visibilidade/conhecimento que os envolvem. Conclui-se, entre outras coisas, que parte das experiências analisadas almejam e conquistam, em diferentes contextos, reconhecimento enquanto, no máximo, diferentes, mas nunca como não normais, ainda que, em certa medida, possam recusar corajosamente parte das expectativas de muitas normas e convenções sociais.



Resumo Inglês:

The purpose of this text is to reflect on the experiences of “assembling” and “disassembling” bodies and of “going through” or not “going through” a man and / or woman of lesbians, gays, bisexuals, transvestites and transsexuals. In this analysis, the authors / authors from feminist theory and Foucault's thought, many from the queer theoretical line, and other post-structuralists, are used. From a methodological point of view, the data come from online and offline research, involving ethnography and interviews, not focusing on the subjects themselves, but on the visibility / knowledge regime that involves them. It is concluded, among other things, that part of the analyzed experiences aim and gain, in different contexts, recognition while, at most, different, but never as non-normal, although, to a certain extent, they may courageously refuse part of the expectations of many social norms and conventions.



Resumo Espanhol:

El propósito de este texto es reflexionar sobre las experiencias de "ensamblar" y "desarmar" cuerpos y de "atravesar" o no "atravesar" a un hombre y / o mujer de lesbianas, gays, bisexuales, travestis y transexuales. En este análisis, se utilizan las autoras / autoras de la teoría feminista y el pensamiento de Foucault, muchas de la línea teórica queer, y otras post-estructuralistas. Desde un punto de vista metodológico, los datos provienen de investigaciones en línea y fuera de línea, que involucran etnografía y entrevistas, no se centran en los temas en sí, sino en el régimen de visibilidad / conocimiento que los involucra. Se concluye, entre otras cosas, que parte de las experiencias analizadas apuntan y obtienen, en diferentes contextos, reconocimiento mientras, a lo sumo, diferente, pero nunca como no normal, aunque, en cierta medida, pueden rechazar valientemente parte de las expectativas de muchos normas sociales y convenciones.



Resumo Francês:

Le but de ce texte est de réfléchir sur les expériences de «rassemblement» et de «démontage» des corps et de «traverser» ou non «traverser» un homme et / ou une femme de lesbiennes, gays, bisexuels, travestis et transsexuels. Dans cette analyse, les auteurs / auteurs de la théorie féministe et de la pensée de Foucault, beaucoup de la ligne théorique queer, et d'autres post-structuralistes, sont utilisés. D'un point de vue méthodologique, les données proviennent de recherches en ligne et hors ligne, impliquant l'ethnographie et les entretiens, ne se concentrant pas sur les sujets eux-mêmes, mais sur le régime de visibilité / connaissance qui les implique. Il est conclu, entre autres, qu'une partie des expériences analysées visent et gagnent, dans des contextes différents, une reconnaissance alors que, tout au plus, différentes, mais jamais aussi inhabituelles, bien que, dans une certaine mesure, elles puissent courageusement refuser une partie des attentes de beaucoup normes et conventions sociales.