Reforma protestante, educação teológica e indigeneidade: os pentecostais e os Tupinikim

Reflexus

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ISSN: 2358-4874
Editor Chefe: José Adriano Filho
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

Reforma protestante, educação teológica e indigeneidade: os pentecostais e os Tupinikim

Ano: 2016 | Volume: 10 | Número: 15
Autores: David Mesquiati de Oliveira
Autor Correspondente: Oliveira, David Mesquiati de | [email protected]

Palavras-chave: Reforma, Educação Teológica, Indígenas, Pentecostalismo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O hemisfério Sul apresenta várias regiões dominadas pela lógica oriunda do Norte. Sem cair nas armadilhas que uma contraposição estéril pode trazer, o propósito deste texto é refletir sobre a necessidade de se reposicionar a relação da educação teológica sob influência da Reforma, para que não seja mais um instrumento de assimetria, mas que, ao contrário, possa fornecer os elementos da prostestatio e da semper reformanda para que se pense as teologias como inacabadas e os diferentes atores, incluindo os pentecostais e os indígenas, como sujeitos criadores de novos conteúdos e metodologias. O texto pensa um povo indígena específico, o povo Tupinikim, que está localizado no município de Aracruz, ES (Brasil) e vive em terras indígenas regulamentadas pelo governo brasileiro. Depois de décadas de luta, de migração e de resistência, observa-se no século XXI um processo de maior visibilidade sociopolítica – embora o Tupinikim seja ainda pouco estudado no Brasil. Eles vivem perto de centros urbanos e recebem forte influência das tradições religiosas majoritárias – católicas e pentecostais. O texto aponta para a necessária dimensão da indigeneidade na promoção da identidade e condição de sujeito destes grupos que estão à margem, seja em nível cultural ou religioso.



Resumo Inglês:

The Southern hemisphere has several areas dominated by the logic coming from the North. Without falling into the traps that a sterile opposition can posit, the purpose of this paper is to reflect on the need to replant the relationship of Theological education under the influence of the Reformation, in order that it is no longer an asymmetric instrument, but can provide the elements of prostestatio and sempre reformanda to think the theologies as unfinished and the different actors, including Pentecostals and indigenous people, as creator subjects of new contents and methodologies. The text thinks about a particular indigenous people, the Tupinikim, located in the municipality of Aracruz, ES (Brazil), living in indigenous lands regulated by the Brazilian government. After decades of fighting, migration and resistance is observed in the XXI century a process of greater social and political visibility - although the Tupinikim is still little studied in Brazil. They live near urban centers and receive strong influence of majority religious traditions - Catholic and Pentecostal. The texts points out to the necessary dimension of indigeneity in promoting the identity and condition of subject of these groups on the margins, whether in cultural or religious level.