REFORMA E NOVAS CONDIÇÕES DE CRENÇAS MODERNAS EM CHARLES TAYLOR

Revista Ideação

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ISSN: 2359-6384
Editor Chefe: Laurenio Leite Sombra
Início Publicação: 31/01/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

REFORMA E NOVAS CONDIÇÕES DE CRENÇAS MODERNAS EM CHARLES TAYLOR

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 37
Autores: JOEL DECOTHÉ JUNIOR
Autor Correspondente: JOEL DECOTHÉ JUNIOR | [email protected]

Palavras-chave: Reformation, Self, Modernity, Secularization

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A pretensão deste artigo é a de expor o pensamento de Charles Taylor sobre a questão da Reforma ser um signo expandido que, de forma antecipada, contribuiu com o processo de secularização e o estabelecimento das novas condições de crença na era moderna. Para tanto, argumentamos que nesta configuração, o self, historicamente localizado na era antiga e medieval, vive numa tensão que o considera na condição de ser um ente poroso, o qual, em seus desdobramentos temporais para dentro da modernidade, ganha a condição de self protegido. Disto resulta que existe um significado que foi operado pelo processo histórico de desencanto e descrença, o qual, em meio à presença da divindade no mundo, passa por uma série de mutações. Tal configuração fomenta conflitos sociais que necessitam ser intermediados para gerar um equilíbrio complementar diante do desequilíbrio cívico estrutural numa sociedade que pretende se tornar linear. Outro aspecto importante nesta argumentação configurativa é o da função do tempo e o da desconstrução da ordem familiar anterior à modernidade em sua cosmovisão. Isto acontece desde os aspectos que se insurgem com o desdobramento do processo de secularização que avança as eras instaurando um mal-estar repleto de incognoscibilidades aporéticas. Por fim, aferimos que, para Taylor, a Reforma é fundamental no sentido de que, é com as pequenas reformas que se operam as mudanças significativas no cenário de vida pautado numa ética de afirmação da vida cotidiana propugnadas pelo significado das novas condições de crença que foram operadas por axiomas espirituais e culturais.



Resumo Inglês:

The intention of this article is to expose the thinking of Charles Taylor on the issue of the Reformation being an expanded sign which, in an anticipated way, contributed to the process of secularization and the establishment of the new belief in the modern era. For this we argue that in this configuration, the self, historically localized in the ancient and medieval era, lives a tension which considers it in the condition of being a porous being, which, in its temporal ramifications into modernity, acquires the condition of a protected self. From this results that there exists a meaning which was carried out by the historical process of disenchantment and disbelief, which, in the midst of the presence of the divinity in the world, passes through a series of mutations. Such a configuration foments social conflicts which need to be mediated to generate a complementary balance faced with the structural civic imbalance in a society which intends to become linear. Another important aspect in this configurative argumentation is that of the role of time and of the deconstruction of the family order prior to modernity in its cosmovision. This happens beginning with the aspects which emerge with the unfolding of the process of secularization which advances the eras installing an ill feeling filled with aporetic unknowabilities. Finally, we verify that, for Taylor, the Reformation is fundamental in the sense that it is with the small reforms that the significant changes are carried out in the scenario of a life guided by an ethics of affirmation of daily life proposed by the meaning of the new conditions of belief which were carried out by spiritual and cultural axioms.