REFLEXOS DA RECEPÇÃO NO TEXTO LITERÁRIO LATINO – A PARTIR DA ARS POETICA DE HORÁCIO

Revista de Letras

Endereço:
Av. Universidade, 2683. - Térreo - Benfica
Fortaleza / CE
60020-181
Site: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/index
Telefone: (85) 9877-6074
ISSN: 0101-8051 / 2358-4793
Editor Chefe: Maria Elias Soares
Início Publicação: 31/12/1977
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

REFLEXOS DA RECEPÇÃO NO TEXTO LITERÁRIO LATINO – A PARTIR DA ARS POETICA DE HORÁCIO

Ano: 2001 | Volume: 1 | Número: 23
Autores: F. E. de O. Sousa
Autor Correspondente: F. E. de O. Sousa | [email protected]

Palavras-chave: literatura latina; ars poetica de horácio; poética da leitura.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho revisita a literatura latina, lançandolhe um olhar pautado em recente tendência dos estudos literários: a interação texto-receptor. As teorias e métodos que desenvolvem tal tendência convergem ao horizonte de uma poética da leitura. Nesta linha, destacam-se a estética da recepção e a teoria do efeito estético: a primeira corrente analisa a recepção histórica de obras literárias e efeitos estéticos que elas produzem nos receptores; a segunda parte destes princípios, todavia volta-se mais para o texto, permitindo examinar nas obras procedimentos artísticos orientados para a interação com o receptor. Ancorados nestas abordagens, comentamos a recepção de obras literárias no universo romano do início do Império e procedimentos artísticos condicionados por esta interação. Ao fim, as reflexões tecidas encontram respaldo na Ars poetica de Horácio



Resumo Inglês:

This work revisits Latin literature throwing a glance based on a recent tendency of literary research: the interaction text-receiver. The theories and methods which develop such tendency converge to the horizon of a poetics of reading. Following this line, the aesthetics of reception and the theory of aesthetic effect stand out: the first current analyses the historical reception of literary works and the aesthetic effects they produce on receivers; the second starts from these principles, but is more oriented towards the text, and allows the examining of artistic procedures oriented to the interaction with the receiver. Grounded on these two approaches, we comment on the reception of literary works in the Roman universe of the beginning of the Empire and the artistic procedures conditioned by this interaction. At the end, the reflections weaved throughout the work are supported by Horatio’s Ars poetica.