Reflexões sobre o treinamento em trauma vascular

Revista Ciências em Saúde

Endereço:
Rua Miguel Viana - 420 - Morro Chic
Itajubá / MG
37500-080
Site: https://portalrcs.hcitajuba.org.br
Telefone: (35) 3629-7600
ISSN: 2236-3785
Editor Chefe: Melissa Andreia de Moraes Silva
Início Publicação: 01/01/2011
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Educação física, Área de Estudo: Enfermagem, Área de Estudo: Farmácia, Área de Estudo: Fisioterapia e terapia ocupacional, Área de Estudo: Fonoaudiologia, Área de Estudo: Medicina, Área de Estudo: Nutrição, Área de Estudo: Odontologia, Área de Estudo: Saúde coletiva

Reflexões sobre o treinamento em trauma vascular

Ano: 2017 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Adenauer Marinho de Oliveira Góes Junior
Autor Correspondente: Adenauer Marinho de Oliveira Góes Junior | [email protected]

Palavras-chave: Treinamento, Traumatismo, Cirurgia Vascular

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O cirurgião vascular é o médico especialista no tratamento cirúrgico das condições que acometem a circulação periférica. A formação de um cirurgião vascular passa por uma residência em cirurgia geral, com duração de 2 anos, e que serve de pré-requisito para a residência em cirurgia vascular, cuja duração é de mais 2 anos.

Mas quanta experiência em traumatismo vascular os cirurgiões brasileiros estão acumulando durante a sua formação atualmente? Quais as competências mínimas estes médicos devem apresentar?

A cirurgia vascular é uma área tão vasta que os livros-texto da especialidade têm dificuldade de abordar os temas de trauma, com uma profundidade semelhante àquela de livros específicos sobre trauma vascular. E, provavelmente, a maioria dos residentes nem chega a consultar estas referências, já que durante sua formação, a enorme variedade de conteúdo sobre as condições vasculares não traumáticas, com as quais os futuros cirurgiões precisam se familiarizar, dificulta esse aprofundamento.

O mesmo raciocínio se aplica aos congressos médicos, jornadas e similares: são tantos os temas venosos, arteriais e linfáticos, que o espaço destinado ao “trauma“ não tem como ser vasto.