A reescrita do Novo Testamento e a crítica social em “A morte de Jesus”, de Eça de Queirós

Odisseia

Endereço:
Avenida Senador Salgado Filho, 3000 - Lagoa Nova
Natal / RN
59078-970
Site: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/index
Telefone: (84) 3342-2220
ISSN: 1983-2435
Editor Chefe: Samuel Anderson de Oliveira Lima e Marcelo da Silva Amorim
Início Publicação: 31/07/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

A reescrita do Novo Testamento e a crítica social em “A morte de Jesus”, de Eça de Queirós

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: J. C. Carniel, L. M. Pavanelo
Autor Correspondente: J. C. Carniel | [email protected]

Palavras-chave: Eça de Queirós, prosas bárbaras, narrativa bíblica.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Objetiva-se, com este trabalho, analisar a reescrita do Novo Testamento e a crítica social no conto “A morte de Jesus”, de Eça de Queirós, pautando-se sobretudo em críticos como Saraiva (1982), Bueno (2000) e Nery (2005). O autor de Prosas Bárbaras aborda uma visão conhecida do texto religioso, porém, sob uma perspectiva de uma personagem ficcional, que não está na Bíblia. Entretanto, nota-se que o texto de Eça apresenta uma visão crítica da personagem Jesus, indo além da versão canônica bíblica. Além do mais, a sociedade do tempo de Cristo é retratada de forma semelhante à do século XIX, destacando-se a hipocrisia e o materialismo presentes nessas duas sociedades, o que nos sugere que, ao reconstruir o passado para relatar uma história conhecida do público leitor, Eça também faz uma reflexão sobre o Oitocentos.



Resumo Inglês:

This paper aims to analyze the rewriting of the New Testament and the social criticism in the short story “A morte de Jesus” [Jesus’ Death] by Eça de Queirós, based mainly on critics such as Saraiva (1982), Bueno (2000) and Nery (2005). The author of Prosas Bárbaras approaches a well-known view of the religious text from the perspective of a fictional character not found in the Bible. Nevertheless, we note that this text presents a critical vision of the character Jesus, going beyond the canonical biblical version. Moreover, the society of the time of Christ is portrayed in a similar way to the one of the nineteenth century, highlighting the hypocrisy and the materialism present in these two societies. This suggests that as Eça reconstructs the past to tell a story known by the readership, he reflects about the nineteenth century.