RECONSTRUÇÃO 3D DE OSSOS A PARTIR DE IMAGENS DE RAIO-X

Colloquium Exactarum

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ISSN: 21788332
Editor Chefe: Robson Augusto Siscoutto e Ana Paula Marques Ramos
Início Publicação: 30/11/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Engenharias

RECONSTRUÇÃO 3D DE OSSOS A PARTIR DE IMAGENS DE RAIO-X

Ano: 2013 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: Paulo César Gomes de Almeida, Francisco Assis da Silva, Mário Augusto Pazoti, Danillo Roberto Pereira, Almir Olivetto Artero
Autor Correspondente: Almir Olivetto Artero | [email protected]

Palavras-chave: reconstrução 3D, raio-X, modelagem tridimensional de ossos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho apresenta uma metodologia para a construção de um modelo tridimensional do
osso inferior da perna (tíbia) de um ser humano, a partir de imagens de Raio-X. A metodologia
adotada para se obter o objeto 3D é deformar o modelo até corresponder às imagens de Raios-X
(frontal e laterais esquerda e direita) da tíbia. Foram utilizados os seguintes algoritmos para
segmentação das imagens de Raio-X e modelagem tridimensional: Canny, Border Following, Free
Form Deformation (FFD) e o algoritmo de deformação desenvolvido neste trabalho. O aplicativo
de visualização definido e implementado mostra a imagem tridimensional do osso da tíbia
resultante da deformação do objeto 3D. Os resultados dos experimentos demostram a
possibilidade de representar o osso humano real obtido a partir de imagens de Raio-X em um
modelo 3D, porém, uma grande dificuldade para essa atividade foi a quantidade de imagens
disponíveis para o projeto.



Resumo Inglês:

This paper presents a method for building a three dimensional model of the lower leg bone (tibia)
from a human, from X-ray images. The methodology adopted to obtain the 3D object is deforming
the model until it corresponds to X-ray images (front and left and right sides) of the tibia. We used
the following algorithms for X-ray images segmentation and three-dimensional modeling: Canny,
Border Following, Free Form Deformation (FFD) and deformation algorithm developed in this
work. The viewing application defined and implemented shows the three-dimensional image of
the bone of the tibia resulting from deformation of the 3D object. The experimental results
demonstrate the possibility of representing the real human bone obtained from X-ray images into
a 3D model, however, a great difficulty for this activity was the number of images available for the
project