Recombinações artísticas e tecnológicas como possibilidade de resistência política

Revista Apotheke

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/issue/view/815
Telefone: (48) 3321-8000
ISSN: 2447-1267
Editor Chefe: Jociele Lampert
Início Publicação: 31/12/2015
Periodicidade: Semestral

Recombinações artísticas e tecnológicas como possibilidade de resistência política

Ano: 2022 | Volume: 8 | Número: 2
Autores: Henrique de Souza Bitelo, Claudia Luiza Caimi
Autor Correspondente: Henrique de Souza Bitelo | [email protected]

Palavras-chave: arte, tecnologia, política

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Desde as vanguardas modernistas, pode-se perceber a dissidência dos modos comuns de se

fazer arte e da utilização da tecnologia. Aos poucos as criações vão abandonando a distinção

tradicional entre produção e consumo, original e cópia, vão utilizando objetos em circulação

no mercado cultural que já possuem uma forma configurada para a criação artística. A partir

de uma revisão bibliográfica, trazendo os conceitos de pós-produção de Bourriaud e máquina

de guerra de Deleuze e Guattari, assim como as ideias de cultura, arte e tecnologia de

Santaella, Bambozzi e Hora, pretende-se pensar a resistência política possibilitada mediante

recombinações artísticas e tecnológicas. Com o surgimento de novas mídias, e expansão das

mídias tradicionais através da tecnologia, as artes vão se transformando em ilhas de edição

que podem subverter e oportunizar interações entre formas sociais, linguagens de criação e

modos de expressão. Através da reutilização e recontextualização das formas preexistentes

podem ser compostas produções artísticas múltiplas, que confrontam as estratégias de

gerenciamento da vida.



Resumo Inglês:

Since the modernist avant-gardes one can perceive the dissidence of the common ways

of making art and the use of technology. Gradually, the creations abandon the traditional

distinction between production and consumption, original and copy; it’s no longer a question

of creating from raw material, but using objects that already have a configuration and that are

in circulation in the cultural market for artistic creation. From a bibliographic review, bringing

the concepts of post-production by Bourriaud and war machine by Deleuze and Guattari, as

well as the ideas of culture, art and technology by Santaella, Bambozzi and Hora, it is intended

to think about the political resistance made possible through artistic and technological

recombinations. With the emergence of new media and the expansion of traditional media

through technology, the arts are turning into editing islands that can subvert and create

opportunities for interactions between social formations, artistic languages and modes of

expression. Through reuse and recontextualization of pre-existing configurations multiple

artistic productions can be composed, which can confront life management strategies.



Resumo Espanhol:

Desde las vanguardias modernistas se percibe la disidencia de las formas comunes de hacer

arte y el uso de la tecnología. Poco a poco, las creaciones abandonan la tradicional distinción

entre producción y consumo, original y copia, utilizando objetos en circulación en el mercado

cultural que ya tienen una forma configurada para la creación artística. A partir de una revisión

bibliográfica, trayendo los conceptos de postproducción de Bourriaud y máquina de guerra

de Deleuze y Guattari, así como las ideas de cultura, arte y tecnología de Santaella, Bambozzi

y Hora, se pretende reflexionar sobre la resistencia política realizada posible a través de

recombinaciones artísticas y tecnológicas. Con la aparición de nuevos medios y la expansión

de los medios tradicionales a través de la tecnología, las artes se están convirtiendo en islas de

edición que pueden subvertir y crear oportunidades para interacciones entre formas sociales,

lenguajes artísticos y modos de expresión. A través de la reutilización y recontextualización de

formas preexistentes, se pueden componer múltiples producciones artísticas, que confrontan

estrategias de gestión de la vida.