Questões emergentes das actuais negociações entre as crenças da imagem analógica e da imagemdigital

Contemporanea

Endereço:
Departamento de Sociologia - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - Cx. Postal 675
São Carlos / SP
13565-905
Site: http://www.contemporanea.ufscar.br
Telefone: 16-3306-6515
ISSN: 23161329
Editor Chefe: Jorge Leite Júnior
Início Publicação: 31/12/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Sociologia

Questões emergentes das actuais negociações entre as crenças da imagem analógica e da imagemdigital

Ano: 2004 | Volume: 2 | Número: 1

Palavras-chave: Fotografia, espaço, cultura

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O espaço re-apresenta-se hoje como uma das principais forças da mobilização
política das civilizações. A sua percepção e fixação dependem muito de imagens e
modos de ver que tanto o captavam como o estendiam infinitamente. O surgimento da
fotografia fazia emergir a promessa da sua delimitação mas também o da sua refração
e desterritorialização. Partindo de concepções e teorias do espaço e da experiência de
autores como Michael Foucalt, Edward T. Hall e Vilém Flusser, procura-se articular a
forma como a tecnologia fotográfica contribuiu para convenções e perspectivas de um
espaço subjectivado e apolítico que preparou o terreno para a firmação de espaços
virtuais, leves e não concretos, onde parecem vir a centrar-se os principais eixos da
experiência do século XXI.



Resumo Inglês:

The space is seen today as one of the main forces for the political mobilization of civilizations.
Its perception and fixation was most dependent upon the images and the ways of seeing which both captured and expanded it infinitely. The invention of photography brought the promisse of its delimitation
but it also produced its refraction and “deisterritorializatio”. Following Michel Foucault’s, Edward T.
Hall’s and Vilém Flusser’s conceptions and theories of space and experience, we will try to articulate
the ways photographic technology had contributed to the conventions and perspectives of a subjective
and apolitical space which opened the way to the reassurance of weightless and non-concrete virtual
spaces that seem to characterize XXI century experience.



Resumo Espanhol:

El espacio se presenta hoy como una de las principales fuerzas de movilización política de las
civilizaciones. Su percepción y fijación resultó en gran parte de imágenes y modos de ver que tanto
lo captaban como lo ampliaban infinitamente. El surgimiento de la fotografía hacía emerger la
promesa de su deleitación pero también refracción y “desterritorialización”. A partir de concepciones
y teorías del espacio, y de la experiencia de autores como Michael Foucault, Edward T. Hall y Vilém
Flusser, buscamos articular la forma como la tecnología fotográfica ayudó a formar las convenciones
y las perspectivas de un espacio subjetivo y apolítico que preparó el terreno para la afirmación de los
espacios virtuales, leves y no concretos, donde parecen centrarse los principales ejes de la experiencia
del siglo XXI.



Resumo Francês:

L’espace se presente aujourd’hui comme une des principales forces de la mobilization politique
des civilizations. Sa perception et fixation ont beaucoup dépendu des images et des façons de voir qui
tant le capte comme l’allonge infiniment. L’invention de la photographie faisait emergir la promesse
de sa delimitation mais aussi de sa refraction et “deterritorialization”. À partir des conceptions et
theories de l’espace et de l’experience de Michael Foucault, Edward T. Hall et Vilém Flusser, nous
proposons d’articuler la forme selon laquelle la technologie photographique a contribué à etablir les
conventions et perspectives d’un espace subjectif et apolithique qui a prepare le terrains pour
l’affirmation des espaces virtuelles, léger et non-concrets, où semblent venir se centrer les principaux
axes de l’experience du XXI siècle.