A QUESTÃO JUDAICA: A TRANSIÇÃO DO JOVEM MARX DA CRÍTICA FILOSÓFICA À CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA

Revista Ideação

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ISSN: 2359-6384
Editor Chefe: Laurenio Leite Sombra
Início Publicação: 31/01/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

A QUESTÃO JUDAICA: A TRANSIÇÃO DO JOVEM MARX DA CRÍTICA FILOSÓFICA À CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA

Ano: 2019 | Volume: 1 | Número: 39
Autores: Gianni Fresu
Autor Correspondente: Gianni Fresu | [email protected]

Palavras-chave: Emancipação política, emancipação humana, crítica social

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O escrito sobre a questão judaica é de fundamental importância para entender a formação intelectual do jovem Marx, no percurso que o levou da crítica filosófica à crítica da economia política. Nesse trabalho, ele levanta a necessidade de superar a formulação teológica da questão judaica para chegar ao coração da contradição que determina a alienação do homem na sociedade moderna. A capacidade de emancipação do judeu reside na relação do judaísmo com a emancipação do mundo de hoje, não com a simples emancipação do Estado da religião. Na Questão judaica, escrita no outono de 1843 e publicada nos “Anais franco-alemães” de fevereiro de 1844, Marx polemiza com Bauer, afirmando que a completa emancipação do homem não pode limitar-se apenas à emancipação política, mas precisaria atingir as relações sociais e produtivas. O mesmo acontece na Introdução à Crítica da filosofia do direito, também escrita para os Anais franco-alemãs no final de 1843 e publicado em fevereiro de 1844, onde encontramos o definitivo abandono da simples crítica religioso-política e o encaminhar-se da crítica social marxiana. Na Questão judaica e na Introdução, Marx se emancipa completamente da influência de Bauer, portanto, na passagem de 1843 para o 1844, estas três etapas representam momentos essenciais na formação da visão filosófica do jovem Marx.



Resumo Inglês:

The writing on the Jewish question is of fundamental importance to understand the intellectual formation of the young Marx in the course that led him from philosophical criticism to the critique of political economy. In this work he raises the need to overcome the theological formulation of the Jewish question to reach the heart of the contradiction that determines the alienation of man in modern society. The Jew's emancipation capacity lies in the relation of Judaism to the emancipation of the world today, not to the mere emancipation of the state of religion. In On the Jewish Question, written in the autumn of 1843 and published in the Franco-German Annals of February 1844, Marx argues with Bauer that the complete emancipation of man cannot be limited to political emancipation alone, but also social and productive one. The same is true in the Introduction to the Critique of Hegel’s Philosophy of Right, also written for the Franco-German Annals at the end of 1843 and published in February 1844, where we find the definitive abandonment of simple religious-political critique in the direction to Marxian social criticism. In On the Jewish Question and Introduction, Marx completely emancipates himself from Bauer's influence, so in the passage from 1843 to 1844, these three stages represent essential moments in the formation of the philosophical vision of the young Marx.