Quebradeiras de coco Babaçu: Representação cultural no povoado Piaçava Nazaré/TO

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ISSN: 2674-5968
Editor Chefe: Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque
Início Publicação: 31/12/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

Quebradeiras de coco Babaçu: Representação cultural no povoado Piaçava Nazaré/TO

Ano: 2023 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: L. P. da Silva, R. C. M. de Almeida, C. A. Torres
Autor Correspondente: L. P. da Silva | [email protected]

Palavras-chave: coco babaçu, mulheres, resistência

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho tem por objetivo abordar a representação cultural das quebradeiras de coco babaçu do povoado Piaçava/Nazaré-TO, através das narrativas e do contexto histórico que permeia essa prática cultural na região. O fato observado é que o povoadoPiaçava possui um grupo de mulheres que perpetuam essa cultura nos dias atuais, através da prática de coleta e produção de azeite e carvão. Parto da perspectiva qualitativa e método da história oral de vida através de narrativas e fatos históricos que demarcam o território dos babaçuais e mudanças ambientais do município de Nazaré. As quebradeiras de coco babaçu possuem representatividade nítida de resistência nessa região, pois cultuam essa prática nos dias atuais, se organizando politicamente e movimentando um pequeno comércio com vendas de carvão e azeite.



Resumo Espanhol:

Este trabajo tiene como objetivo abordar la representación cultural de las quebradoras de coco de babasú de Piaçava/Nazaré-TO, a través de las narrativas y el contexto histórico que impregna esta práctica cultural en la región. El hecho observado es que laaldea de Piaçava cuenta con un grupo de mujeres que hoy perpetúan esta cultura, a través de la práctica de recolectar y producir aceite de oliva y carbón vegetal. Parto de la perspectiva cualitativa y método de la historia oral de vida a través de relatosy hechos históricos que delimitan el territorio babasú y los cambios ambientales en el municipio de Nazaré. Los quebradores de cocos de babasú tienen una clara representación de resistencia en esta región, ya que hoy veneran esta práctica, organizándose políticamente y moviendo un pequeño comercio con la venta de carbón vegetal y aceite de oliva.