A publicidade e o mundo social: uma articulação pela ótica dos Estudos Culturais

Contemporanea

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ISSN: 23161329
Editor Chefe: Jorge Leite Júnior
Início Publicação: 31/12/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Sociologia

A publicidade e o mundo social: uma articulação pela ótica dos Estudos Culturais

Ano: 2005 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: PIEDRAS, Elisa, JACKS, Nilda
Autor Correspondente: PIEDRAS, Elisa, JACKS, Nilda | [email protected]

Palavras-chave: Publicidade e Propaganda, Estudos Culturais, Articulação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A publicidade, entendida como um processo comunicativo constitutivo de certas práticas culturais, e não como mero instrumental, é o tema deste artigo. O aporte dos estudos culturais viabiliza a construção de uma abordagem da publicidade que considere a globalidade das relações das suas formas, práticas e processos com seu contexto. Através de uma lógica-metodológica baseada na noção de “articulação”, desenvolvida por Stuart Hall (1980), nos propomos a explorar as relações da publicidade com as diferentes dimensões do mundo social. Essa articulação é visualizada pelo mapeamento de seu contexto político-econômico-cultural contemporâneo (modo de produção capitalista, desregulamentação das práticas, política do “Estado liberal”, modelo publicitário transnacional, processos de informação e massificação da cultura, “cultura de consumo”) e de sua natureza multifacetada (instituição econômica de produção cultural, sistema comercial e mágico, arte e indústria).



Resumo Inglês:

Advertising, understood as a communication process constitutive of certain cultural practices, and not as an instrument, is the topic of this paper. The cultural studies’ focus allows the structuring of an approach of advertising that considers the global relations of its forms, pratices and processes with its context. Through a methodological logic based on the notion of “articulation”, developed by Stuart Hall (1980), we propose to explore the relationship between advertising and the different dimensions of the social world. This articulation is visualized through the mapping of its political-economical-cultural context (capitalist mode of production, deregulation of practices, “Liberal State” politics, advertising transnational model, informational and cultural massification processes, “consumer culture”) and of its multifaceted nature (economical institution of cultural production, commercial and magical system, art and industry).