PRODUÇÃO TELEVISIVA E INSTRUMENTALIZAÇÃO DA NOSTALGIA: O CASO NETFLIX

Revista GEMInIS

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ISSN: 2179-1465
Editor Chefe: João Carlos Massarolo
Início Publicação: 31/10/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

PRODUÇÃO TELEVISIVA E INSTRUMENTALIZAÇÃO DA NOSTALGIA: O CASO NETFLIX

Ano: 2017 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: Mayka Castellano, Melina Meimaridis
Autor Correspondente: Mayka Castellano, Melina Meimaridis | [email protected]

Palavras-chave: Nostalgia, Séries Televisivas, Netflix, Gilmore Girls

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O apelo à memória é um recurso utilizado pelo audiovisual americano há bastante tempo. No caso específico do meio televisivo, a ficção seriada tem produzido continuamente obras com elementos estéticos e/ou narrativos nostálgicos. Embora esse recurso seja frequentemente acionado, é notável nos últimos anos uma popularização de remakes, reboots, revivals e releituras de produtos televisivos na tentativa de fisgar espectadores, em um contexto de intensa competição. Nesse cenário, o veículo de streaming Netflix tem se destacado por trazer de volta séries canceladas/terminadas, como também por instrumentalizar a nostalgia, produzindo conteúdo direcionado a fãs saudosistas, em um processo que chamamos de “retomada da audiência”. Argumentamos que embora a nostalgia tenha uma relação próxima com o modelo de produção da TV americana, a Netflix tem se apropriado desse sentimento como uma de suas principais estratégias de posicionamento mercadológico. Para isso, analisamos o caso do revival da série Gilmore Girls, lançado em 2016.



Resumo Inglês:

The appeal to memory has long been used by the American audiovisual industry. In the specific case of television productions, serial fiction has continually produced works with aesthetic and/or nostalgic narrative elements. Although this is a frequently used feature, recent years have seen a popularization of remakes, reboots, revivals and revisions of television products in an attempt to attract viewers in a context of intense competition. In this scenario, Netflix has been notable for bringing back canceled/finished series, as well as for weaponizing nostalgia, producing content aimed at nostalgic fans in a process we call “audience recall”. We argue that while nostalgia is closely related to the American television production model, Netflix has used nostalgia as one of its key marketing strategies. For this, we analyze Gilmore Girls revival series, that debuted in 2016.