Produção de públicos: um olhar sobre as instituições culturais e a arte contemporânea

Revista Apotheke

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/issue/view/815
Telefone: (48) 3321-8000
ISSN: 2447-1267
Editor Chefe: Jociele Lampert
Início Publicação: 31/12/2015
Periodicidade: Semestral

Produção de públicos: um olhar sobre as instituições culturais e a arte contemporânea

Ano: 2021 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Ana Beatriz Marques Penna
Autor Correspondente: Ana Beatriz Marques Penna | [email protected]

Palavras-chave: Públicos, instituições culturais, arte contemporânea

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo pretende compreender como se situa a questão dos públicos nas instituições culturais na atualidade. Para isso, discute a importância da vivência compartilhada para a experiência estética, o papel da mediação cultural nesse processo, o museu como lugar privilegiado para que esse tipo de experiência aconteça e a noção de que a presença de públicos diversos é vital para a sustentabilidade e sobrevivência do(s) mundo(s) da arte. Sendo assim, que estratégias contemporâneas têm sido adotadas para a produção de novos públicos? Um estudo do caso da ativação “Descoloração Global”, proposta pelo artista Maxwell Alexandre durante sua exposição individual “Pardo é Papel”, no Museu de Arte do Rio, em 2020, pode trazer respostas para possíveis transformações no modo como instituímos e endereçamos a arte e a cultura.



Resumo Inglês:

The article intends to comprehend how the issue of audiences is set in cultural institutions nowadays. Therefore, it discusses the importance of shared experience for the aesthetic experience, the role of cultural mediation in this process, the museum as a privileged place for this type of experience and the notion that the presence of diverse audiences is vital for sustainability and survival of the art world(s). Thus, which contemporary strategies have been adopted for the production of new audiences? A case study of the activation “Descoloração Global” (Global Bleaching), proposed by the artist Maxwell Alexandre during his solo exhibition “Pardo é Papel” (Pardo is Paper), at the Museu de Arte do Rio, in 2020, can give answers to possible transformations in the way we establish and address art and culture.



Resumo Espanhol:

El artículo pretende comprender cómo se ubica el tema de las audiencias en las instituciones culturales en la actualidad. Para ello, se discute la importancia de la experiencia compartida para la experiencia estética, el papel de la mediación cultural en este proceso, el museo como lugar privilegiado para que suceda este tipo de experiencias y la noción de que la presencia de públicos diversos es vital para la sostenibilidad y supervivencia del (de los) mundo(s) del arte. Entonces, ¿qué estrategias contemporáneas se han adoptado para la producción de nuevas audiencias? Un estudio de caso de la activación “Descoloração Global” (Decoloración global), propuesto por el artista Maxwell Alexandre durante su exposición individual “Pardo é Papel” (Pardo es Papel), en el Museu de Arte do Rio, en 2020, puede dar respuesta a posibles cambios en la forma en que instituimos y abordamos el arte y la cultura.