Processos de resistência: a cerâmica do Quilombo de Conceição das Crioulas

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ISSN: 2238-0426
Editor Chefe: Francisco Horacio da Silva Frota
Início Publicação: 02/05/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciência política

Processos de resistência: a cerâmica do Quilombo de Conceição das Crioulas

Ano: 2019 | Volume: 9 | Número: 23
Autores: F.W.P.Lira, J.C.Paiva, M.V.N.Amaral
Autor Correspondente: F.W.P.Lira | [email protected]

Palavras-chave: modos de vida, resistência, colaboração, cerâmica, arte/educação, comunidade quilombola

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em tempos de cerceamento dos direitos garantidos em lei, desconstrução da educação, censura da arte e desvalorização da cultura pelo atual governo federal, busca-se refletir, à luz de Hannah Arendt (2001), o sentido da co-labor-ação na produção material, a partir de vivências ligadas ao fazer-viver da cerâmica na comunidade quilombola de Conceição das Crioulas, situada no sertão central de Pernambuco. Para tanto, a pesquisa que resulta neste artigo transita entre os movimentos de resistência relacionados à terra e ao feminino, segundo a imaginação material de Gaston Bachelard (2001), para compreender os efeitos de retroativação da co-labor-ação na resistência da comunidade, partindo do modo como a comunidade quilombola de Conceição das Crioulas partilha seu território e movimenta suas práticas. De natureza fenomenológica e abordagem qualitativa, este artigo se fundamenta nos relatos e registros das vivências realizadas no período de julho de 2018 a junho de 2019 e nas narrativas de mestras, mestres e pessoas da localidade. Conclui-se que a ideia de co-labor-ação no fazer-viver da cerâmica do Quilombo de Conceição das Crioulas constitui um sentido de fissura na exclusão e cooptação da produção material pelo sistema hegemônico, se pensada como ação política.



Resumo Inglês:

of art, and devaluation of culture by the current federal administration, it is sought to think through, in the light of Hannah Arendt (2001), the sense of co-labor-action in material production, based on experiences related to the making-living of ceramics in the quilombola community of Conceição das Crioulas, located in the central sertão of Pernambuco, Brazil. To do this, the research that results in this article works between the resistance movements related to the land and the feminine, according to the material imagination of Gaston Bachelard (2001), to grasp the effects of retroactivation of co-labor-action on community resistance, starting from the way how the quilombola community of Conceição das Crioulas shares its territory and drives its practices. By means of a phenomenological nature and a qualitative approach, this article is grounded in the accounts and registers of the experiences conducted within the period from July 2018 to June 2019 and in the narratives of masters and people from the locality. It is concluded that the idea of co-labor-action in the making-living of ceramics at the Quilombo de Conceição das Crioulas constitutes a sense of fissure in the exclusion and cooptation of material production by the hegemonic system, if this is thought as a political action.



Resumo Espanhol:

En tiempos de restricción de los derechos garantizados por ley, deconstrucción de la educación, censura del arte y devaluación de la cultura por el gobierno federal actual, se busca reflexionar, a la luz de Hannah Arendt (2001), el sentido de la co-labor-acción en la producción material, con base en vivencias relacionadas con el hacer-vivir de la cerámica en la comunidad quilombola de Conceição das Crioulas, ubicada en el sertão central de Pernambuco, Brasil. Para esto, la investigación que resulta en este artículo transita entre los movimientos de resistencia relacionados con la tierra y lo femenino, según la imaginación material de Gaston Bachelard (2001), para comprender los efectos de retroactivación de la co-labor-acción en la resistencia de la comunidad, partiendo del modo como la comunidad quilombola de Conceição das Crioulas comparte su territorio e impulsa sus prácticas. De carácter fenomenológico y abordaje cualitativo, este artículo se fundamenta en relatos y registros de las vivencias realizadas en el período de julio de 2018 a junio de 2019 y en las narrativas de maestros y personas de la localidad. Se concluye que la idea de co-labor-acción en el hacer-vivir de la cerámica del Quilombo de Conceição das Crioulas constituye un sentido de fisura en la exclusión y cooptación de la producción material por parte del sistema hegemónico, si pensada como una acción política. 



Resumo Francês:

En ces temps de restriction des droits garantis par la loi, de déconstruction de l’éducation, de censure de l’art et de dévaluation de la culture par le gouvernement fédéral actuel, on cherche à refléter, à la lumière de Hannah Arendt (2001), le sens de co-labeur-action dans la production matériel, basé sur des expériences liées au faire-vivre de la céramique dans la communauté quilombola de Conceição das Crioulas, située dans le sertão central de Pernambuco, Brésil. Pour ce faire, la recherche qui aboutit à cet article transite entre les mouvements de résistance liés à la terre et au féminin, selon l’imagination matérielle de Gaston Bachelard (2001), afin de comprendre les effets de rétroactivation de la co-labeur-action sur la résistance de la communauté, à commencer par la manière dont la communauté quilombola de Conceição das Crioulas partage son territoire et déplace ses pratiques. Doté d’un caractère phénoménologique et d’une approche qualitative, cet article est basé sur les rapports et enregistrements des expériences réalisées de juillet 2018 à juin 2019 et sur les récits de maîtres et de habitants de la localité. Il est conclu que l’idée de co-labeur-action au faire-vivre de la céramique du Quilombo de Conceição das Crioulas constitue un sens de fissure dans l’exclusion et la cooptation de la production matérielle par le système hégémonique, si elle est pensée comme une action politique.