Processos de Criação em Anne Sauvagnargues

Revista Apotheke

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/issue/view/815
Telefone: (48) 3321-8000
ISSN: 2447-1267
Editor Chefe: Jociele Lampert
Início Publicação: 31/12/2015
Periodicidade: Semestral

Processos de Criação em Anne Sauvagnargues

Ano: 2020 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: E. R. da Silva, A. S. da Silva
Autor Correspondente: E. R. da Silva | [email protected]

Palavras-chave: processos de criação, Anne Sauvagnargues, Gilles Deleuze, bloqueio, subtração.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo busca problematizar os processos de criação a partir da obra de Anne Sauvagnargues. Para isso apresenta uma introdução sobre a concepção elaborada por esta artista e filósofa tendo como objeto de análise três de suas pinturas: “Station Saint Michel”, “Viva Italia!” e “Arrêt à Marseille”. A partir dessa exposição inicial desenvolve-se, então, uma aproximação com o conceito de bloqueio - visto que para a autora é o bloqueio quem cria - e com a noção de subtração - visto que para Sauvagnargues a criação é sempre subtrativa. A hipótese defendida pelo ensaio é de que haja uma teoria da criação em Anne Sauvagnargues que ao mesmo tempo se relaciona com a ideia de bloqueio - a qual seria distinta de uma determinada compreensão do conceito de resistência em Gilles Deleuze: criar é resistir - e com a subtração enquanto invalidação de uma lei naturalizada. Naturalização, que por sua vez, impede a percepção de que a defesa de sistemas coerentes são sempre imposições de uma leitura em específico. Nesse sentido a aposta do trabalho é de que obra de Anne Sauvagnargues, ainda pouco traduzida no Brasil, tenha contribuições importantes para cartografias cuja intenção passe pelo mapeamento de relações que envolvem os processos de criação e os processos de subjetivação.



Resumo Inglês:

This paper consists in problematize the processes of creation based on the work of Anne Sauvagnargues. For that, it shows an introduction to the conception elaborated by this artist and philosopher. The object of analysis are three of her paintings: “Station Saint Michel”, “Viva Italia!” and “Arrêt à Marseille”. The initial exposure increase, an approximation with the concept of blockage develops - for the author the blockage is who creates - and with the notion of subtraction - since for Sauvagnargues, creation is always subtractive. The hypothesis defended by the trial is that there is a creation theory in Anne Sauvagnargues at the same time is related to the idea of blockage - which could be distinct from a certain understanding about the concept of resistance in Gilles Deleuze: to create is to resist - and with subtraction while invalidating a naturalized law. Naturalization, in turn, prevents the perception that the defense of coherent systems are always impositions of a specific reading. In this direction, the paper ́s bet is that Anne Sauvagnargues ́ work, seldom translated in Brazil, have important contributions to cartography whose intention is to map relationships that involve the processes of creation and processes of subjectification.



Resumo Espanhol:

Este artículo busca problematizar los procesos de creación basados en el trabajo de Anne Sauvagnargues. Para eso, presenta una introducción a la concepción elaborada por esta artista y filósofa, que tiene como objetode análisis tres de sus pinturas: “Station Saint Michel”, “Viva Italia!” y “Arrêt à Marseille”. A partir de esta exposición inicial, entonces, se desarrolla una aproximación con el concepto de bloqueo, ya que para el autores el bloqueo quien crea, y con la noción de substracción, visto que para Sauvagnargues, la creación siempre es substractiva. La hipótesis defendida por el ensayo es que hay una teoría de la creación en Anne Sauvagnargues que al mismo tiempo está relacionada con la idea de bloqueo, lo que sería distinto de una cierta comprensión del concepto de resistencia en Gilles Deleuze: crear es resistir, y con substracción mientras invalida una ley naturalizada. La naturalización, que a su vez, impide la percepción de que la defensa de sistemas coherentes son siempre imposiciones de una lectura específica. En este sentido, la apuesta del trabajo es que el trabajo de Anne Sauvagnargues, aún poco traducido en Brasil, tiene importantes contribuciones a la cartografía cuya intención es mapear las relaciones que involucran los procesos de creación y los procesos de subjetivación.