Processos criativos remotos em teatro: Um diálogo entre a Análise Ativa de Stanislavski e o RPG

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Processos criativos remotos em teatro: Um diálogo entre a Análise Ativa de Stanislavski e o RPG

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: 41
Autores: Martha Dias da Cruz Leite, Vitor Hugo Moreira Lima Compadre
Autor Correspondente: Martha Dias da Cruz Leite | [email protected]

Palavras-chave: Análise Ativa, Stanislavski, RPG, Teatro virtual

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O texto apresenta os resultados de pesquisa que investigou procedimentos metodológicos para criação de uma peça de teatro virtual, a partir do diálogo entre a Análise Ativa de Stanislavski e elementos do RPG. Discute conceitos teóricos, descreve os caminhos metodológicos adotados e, por fim, tece uma reflexão sobre o processo de criação cênica em formato remoto. A reflexão busca evidenciar que, ainda que experiência do teatro virtual não possa ser simetrizada ao teatro presencial, o teatro virtual possui potência para ser mais do que uma alternativa emergencial de produção cênica em contexto pandêmico, agregando possibilidades formais dentro do grande rol de experiências que se entende por teatro contemporâneo.



Resumo Inglês:

This paper investigates methodological procedures used to create a virtual theater play, based on Stanislavski's active analysis and elements of RPG (role playing games). It discusses theoretical concepts, describes methodological choices, and, in conclusion, reflects upon the creative process in a remote context. This reflection intends to emphasize that, even though the experience of virtual theater does not equate with live theater, virtual theater has the potential to be more than a remedial production alternative in the context of a pandemic, aggregating formal possibilities within the great array of experiences that we understand a s contemporary theater.