PROBLEMÁTICAS À CERCA DA PAISAGEM SONORA NOS GAMES

Revista GEMInIS

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ISSN: 2179-1465
Editor Chefe: João Carlos Massarolo
Início Publicação: 31/10/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

PROBLEMÁTICAS À CERCA DA PAISAGEM SONORA NOS GAMES

Ano: 2020 | Volume: 11 | Número: 3
Autores: F. E. Camargo, J. Fornari
Autor Correspondente: F. E. Camargo | [email protected]

Palavras-chave: paisagem sonora; games; trilha sonora.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Desenvolver uma paisagem sonora nos games nada mais é do que contribuir para apresentação de um mundo virtual passível de interação, promovendo sentido e imersão da narrativa para com o interagente. Neste recorte, classificaremos a paisagem sonora em duas perspectivas: a primeira como resultado direto das ações sugeridas na narrativa, por isso visualizadas para o interagente (Paisagem sonora tópica) e a segunda como resultado possível da narrativa e não visualizadas para o interagente (Paisagem sonora atópica). Paralelo a isso, analisaremos casos de equívocos apresentados em alguns games e, por meio de um experimento produzido no software Pure-Data-extended, alcançarmos soluções.