Princípios da conexão corpo-voz no trabalho do ator

DAPesquisa

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Artes - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa
Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Princípios da conexão corpo-voz no trabalho do ator

Ano: 2011 | Volume: 6 | Número: 8
Autores: Barbara Biscaro
Autor Correspondente: Barbara Biscaro | [email protected]

Palavras-chave: Teatro, Canto, Dança, Artista Cênico, Movimento

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo é fruto de um estudo que se dedica a compreender os princípios da conexão corpo-voz no trabalho do artista cênico (ator, cantor, dançarino, performer). Partindo do canto e da dança como chaves de compreensão do movimento corporal e vocal, este estudo aponta para a construção de uma prática que exercite as dimensões corporais e vocais do ator conjuntamente, levando em consideração para isso princípios como a ação física, tonicidade, trabalho psicofísico, apoio respiratório, esforço e oposições, entre outros. O objetivo é compreender princípios desenvolvidos em diferentes abordagens do corpo e da voz no treinamento do ator que podem ser utilizados em um trabalho que tenha a perspectiva da integração corpo-voz como foco da criação de materiais cênicos para o teatro.



Resumo Inglês:

This article is the result of a study that wishes do understand the principles of the conetion body-voice in the work of the scenic artist (actor, singer, dancer, performer). From the starting point of the singing and the dance as keys to understand the vocal and corporeal movement, the objective of this study is the construction of a practice that exercises both the corporeal and vocal dimensions of the actor, using for that principles as physical action, tonicity, psychofisichs work, respiratory support, effort and opositions, among others. The goal is understand the principles developed in distinct approachs of the voice and tha
body in the actor trainning, that can be used in a work that have the perspective of an integration between voice and body as the focus of creation scenic materials for theather.