A PRETENSÃO INDEMNIZATÓRIA EM AÇÕES POPULARES DE PRIVATE ENFORCEMENT

Revista Opinião Jurídica

Endereço:
Avenida Dom Luís, 911. Campus Dom Luís.
Fortaleza / CE
60160196
Site: https://periodicos.unichristus.edu.br/opiniaojuridica
Telefone: (85) 3457-5396
ISSN: 2447-6641
Editor Chefe: Fayga Bedê
Início Publicação: 30/04/2003
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Direito

A PRETENSÃO INDEMNIZATÓRIA EM AÇÕES POPULARES DE PRIVATE ENFORCEMENT

Ano: 2023 | Volume: 21 | Número: 37
Autores: Ana Melro
Autor Correspondente: Ana Melro | [email protected]

Palavras-chave: ação popular; private enforcement; pretensão indemnizatória; responsabilidade civil; direito de concorrência.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Contextualização: O artigo aborda a satisfação indemnizatória por facto ocorrido em violação do direito da concorrência, concretamente, a Lei n.º 23/2018, de 5 de junho (Lei de Private Enforcement). A tutela da pretensão indemnizatória ao abrigo da lei de private enforcement é realizada através da Lei da Ação Popular (Lei n.º 83/95, de 31 de agosto), combinando as regras do Código Civil, se o facto for decorrente de uma relação interindividual; ou do Código do Processo nos Tribunais Administrativos, se a relação envolver a Administração.

Objetivo: O objetivo deste artigo é esclarecer ao leitor relativamente ao papel da lei de private enforcement e da tutela por via da ação popular quando a finalidade é a obtenção de uma indemnização por violação do direito da concorrência.

Método: Para o efeito, recorreu-se à pesquisa bibliográfica, à análise legislativa e jurisprudencial nacional.

Resultados: Um dos resultados extraídos foi a possibilidade existente de recorrer ao instituto da ação popular como forma de tutelar indemnizatórias no direito da concorrência.

Conclusões: Para que tal seja possível, há a necessidade de conjugar diversos diplomas legais nacionais e europeus. Ademais, será relevante ter em consideração as partes intervenientes no processo, a saber: a autora (associação ou empresa que se apresenta a juízo), a parte (representada em juízo pela autora) e o (eventual) terceiro financiador.