A presença dos samaritanos na obra lucana (Lc-At). Uma análise de sua importância teológica na reconstituição de Israel realizada pelo Messias Jesus, o filho de Jacó

Atualidade Teológica

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ISSN: 16763742
Editor Chefe: André Luiz Rodrigues da Silva
Início Publicação: 30/11/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

A presença dos samaritanos na obra lucana (Lc-At). Uma análise de sua importância teológica na reconstituição de Israel realizada pelo Messias Jesus, o filho de Jacó

Ano: 2012 | Volume: 16 | Número: 41
Autores: Boris Agustín Nef Ulloa
Autor Correspondente: B. A. N. Ulloa | [email protected]

Palavras-chave: Samaritanos, Reconstituição de Israel, Obra Lucana (Lc-At).

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo apresenta as razões teológicas pelas quais a presença
dos samaritanos na obra lucana (Lc-At) assume um caráter fundamental
para a compreensão da reconstituição do antigo Israel e da missão
desempenhada pelo Messias Jesus junto ao povo da Aliança. De fato, a
ação messiânica de Jesus de Nazaré em favor dos samaritanos, no Terceiro
evangelho, é sublinhada por meio de três perícopes exclusivamente lucanas
(9,51-55; 10,29-37; 17,11-19). A reconstrução do antigo Israel, enquanto
descendentes de Jacó é prevista nos evangelhos da infância (Lc 1,26-38; 2,8-14);
porém, o derramamento do Espírito sobre os samaritanos, enquanto selo de
participação na Aliança oferecida pelo Messias de Israel, igual que sobre judeus
(At 2) e gentios (At 10-11), é somente relatada e confirmada na segunda parte
da obra lucana, no livro dos Atos dos Apóstolos (At 8,4ss). Assim, a presença
positiva dos samaritanos revela a preocupação lucana quanto à unidade do
Antigo Israel, do Israel das origens, dos descendentes de Jacó, sobre os quais
reinou David a partir de Jerusalém.



Resumo Inglês:

This study presents the theological reasons for which the presence of the
Samaritans in Luke’s work (Luke-Acts) takes on a key to understanding the
reconstitution of Ancient Israel and of the mission fulfilled by the Messiah Jesus
to the people of the Alliance. In fact, the messianic action of Jesus of Nazareth
in Samaritans favor, in the Third Gospel, is underlined through three exclusively
Lukan periscopes (9:51-55; 10:29-37; 17:11-19). The reconstruction of Ancient
Israel, as descendants of Jacob is predicted in the gospels of the childhood
(Luke 1:26-38; 2:8-14); however, the outpouring of the Spirit upon the
Samaritans, like a seal of participation in the Alliance offered by the Messiah
of Israel, is the same on Jews (Acts 2) and Gentiles (Acts 10-11), it is only
reported and confirmed in the second part of Luke’s work in the book of the
Acts of the Apostles (Acts 8: 4ff.). So, the positive presence of the Samaritans
reveals Luke’s concern for the unity of Ancient Israel, the Israel of the origins,
the descendants of Jacob, on which King David ruled from Jerusalem.