A presença de japonesas e japoneses imigrantes nas imagens do álbum do 10º aniversário da colônia de Bastos – São Paulo (1938)

Temporalidades

Endereço:
Avenida Antônio Carlos, 6627 Campus Pampulha
Belo Horizonte / MG
0
Site: http://www.fafich.ufmg.br/temporalidades/revista
Telefone: (31) 3409-5068
ISSN: 1984-6150
Editor Chefe: Magno Moraes Mello
Início Publicação: 28/02/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: História

A presença de japonesas e japoneses imigrantes nas imagens do álbum do 10º aniversário da colônia de Bastos – São Paulo (1938)

Ano: 2009 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Daniel Choma
Autor Correspondente: Daniel Choma | [email protected]

Palavras-chave: imigração japonesa, fotografia, gênero

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo traz uma análise do álbum produzido pelo fotógrafo Suejiro Yasunaka e publicado em 1938, em comemoração pelo 10º. aniversário da “Fazenda Bastos”, SP. Este fotógrafo japonês percorreu a região, a cavalo, portando pesado material fotográfico, registrando o trabalho de dezenas de famílias recém chegadas ao Brasil. Com o patrocínio dos estabelecimentos comerciais e dos trabalhadores e trabalhadoras locais, produziu e organizou um álbum de 214 páginas, impresso em gráfica. Busca-se detectar o modo como homens e mulheres surgem nas centenas de fotografias para discutir os papéis sociais afirmados à época por mulheres e homens situados em um contexto específico de imigração recente. Tangenciando uma discussão sobre a fotografia como fonte histórica, verifica-se a potencialidade do álbum comemorativo em trazer á luz relações de gênero. Situando os possíveis objetivos da Sociedade Colonizadora do Brasil, do fotógrafo, das famílias e dos comerciantes da colônia, busca-se levar em conta a função social do material.



Resumo Inglês:

The article raises an analysis of the album produced by the photographer Suejiro Yasunaka and publicized in 1938, to celebrate the 10th birthday of the “Bastos Farm”, at São Paulo state. This japanese photographer traveled all around this region, on horseback, carring a heavy photograph staff, registering the work of many families which had just arrived in Brasil. With the sponsorship of the business and local workers, S. Yasunaka has produced and organized a 214 pages álbum, graphic printed. We try to search the way how men and women appear inside these hundreds of photos intending to discuss the social parts affirmed at these times by women and men inside a specific context wich is the recent imigration. Walking around a discussion about the photograph as historic document, we can verify a potential of this celebration álbum to bring gendered relationships. Locating possible aims from the Brazilian Colonization Society, from the photographer, from the families and from the colony business men, we try to consider the social function of the photograph material produced.