Prensa periodica españolista em México

História & Perspectivas

Endereço:
Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Bloco 5M - Sala 309 - Santa Mônica
Uberlândia / MG
38408100
Site: http://www.historiaperspectivas.inhis.ufu.br
Telefone: (34) 3239-4068
ISSN: 2176-4352
Editor Chefe: Regina Ilka Vieira Vasconcelos
Início Publicação: 01/07/1988
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar

Prensa periodica españolista em México

Ano: 2017 | Volume: 30 | Número: 56
Autores: Lydia Elizalde
Autor Correspondente: Lydia Elizalde | [email protected]

Palavras-chave: Migrações espanholas. Jornalismo finisecular. El Correo Espanhol.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No final do século XIX, com a estabilidade introduzida no início dos anos do Porfiriato, houve um maior afluxo de migração para o México, evidente no crescimento da presença espanhola em certos ambientes econômicos do país. Dentro do grupo de jornais das colônias de estrangeiros foram publicadas, destacase o trabalho de editores e escritores como empreendedores culturais. Enfatizado neste ensaio a fundação e consolidação do jornal El Correo Espanhol publicada na Cidade do México durante os primeiros dez anos de sua fundação, de 1889 a 1898.



Resumo Espanhol:

A finales de siglo XIX, con la estabilidad instaurada en los primeros años del porfiriato, hubo una mayor afluencia de migraciones a México, evidente en el crecimiento de la presencia española en ciertos entornos económicos de la nación. Dentro del conjunto de los periódicos de las colonias de extranjeros que se publicaron, destaca el trabajo de editores y escritores españoles como empresarios culturales. Enfatizo en este ensayo la fundación y consolidación del periódico El Correo Español publicado en la Ciudad de México durante los diez primeros años de su fundación de 1889-1898.