Prelúdios da aprendizagem com Mestra Paulina: composições, multiplicidade e contramestiçagem

Ponto Urbe

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ISSN: 19813341
Editor Chefe: Profª. Drª. Silvana de Souza Nascimento
Início Publicação: 06/08/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia

Prelúdios da aprendizagem com Mestra Paulina: composições, multiplicidade e contramestiçagem

Ano: 2020 | Volume: 2 | Número: 27
Autores: Emília G. Mota
Autor Correspondente: Emília G. Mota | [email protected]

Palavras-chave: mestra paulina, counter-mixtures, multiplicity, jurema, Umbanda

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Apresento um breve exercício de me aproximar das possibilidades que o aprendizado da convivência com Mestra Paulina oferece. Conheci-a numa casa de umbanda em Goiás mas, durante nossos encontros, outros territórios existenciais pelos quais transita foram revelados, como a calunga e a Jurema, sobretudo os evocados pela alcunha “Mestra”. O que pretendo com este texto é tocar em alguns temas e percepções que também estiveram nas cercanias de Zé Pelintra mas só consegui dar atenção depois de ter sido despertada por Mestra Paulina. Um deles trata sobre a imagem da Umbanda como religião brasileira, nacional, justamente pela ideia de mestiçagem e sincretismo. Outro seria sobre as entidades agenciarem outros movimentos, mais em direção a composições não homogêneas, acionadas pelos trânsitos, encontros e confluências. Contradiscursos e contramestiçagens podem ser sugeridas desde esta afirmação da multiplicidade.



Resumo Inglês:

This work is a brief exercise to get closer to the possibilities that learning from living with Master Paulina offers. I first met her in an umbanda house in Goiás but, during our meetings, other existential territories in which she fares were revealed, such as the calunga and the Jurema, territories primarily evoked by the epithet "Master". What I intend with this text is to approach some themes and perceptions that were also in the vicinity of Zé Pelintra but which I could only address after being awakened by Mestra Paulina. The first one deals with the image of Umbanda as a Brazilian national religion, precisely because of the idea of miscegenation and syncretism. The other turns to how entities manage other movements, mostly towards non-homogeneous compositions, triggered by transits, meetings and confluences. Counter-discourses and counter-mixtures can be suggested since this affirmation of multiplicity.