PRAGMATISMO E CRÍTICA DA SUBJETIVIDADE: PEIRCE CONTRA O “ESPÍRITO DO CARTESIANISMO”

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ISSN: 2176-9389
Editor Chefe: Luiz Carlos Sureki
Início Publicação: 31/12/1973
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Filosofia

PRAGMATISMO E CRÍTICA DA SUBJETIVIDADE: PEIRCE CONTRA O “ESPÍRITO DO CARTESIANISMO”

Ano: 2002 | Volume: 29 | Número: 95
Autores: Waldomiro Filho
Autor Correspondente: [email protected] | [email protected]

Palavras-chave: Cartesianismo, Intuição, Peirce, Pragmatismo, Subjetividade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo discute como Charles S. Peirce refuta a idéia de uma fundamentação primeira da metafísica e da epistemologia a partir da concepção cartesiana de subjetividade. Com a “crítica negativa” à subjetividade (imediatidade, sense data, percepção interna, introspecção, intuição), Peirce fundou as bases do pragmatismo vindouro. Aqui serão desenvolvidos os seguintes temas: a) a rejeição da intuição, b) a crítica ao “espírito do cartesianismo” e c) o problema da “terapia das idéias”, assim como aparecem em “Questions Concerning Certain Faculties Claimed for Man” e “Some Consequences of Four Incapacities” (1868), “The Fixation of Belief” (1877) e “How to Make Our Ideas Clear” (1878).



Resumo Inglês:

This article discusses how Charles S. Peirce refutes the idea of a metaphysical and epistemological foundations from the Cartesian conception of subjectivity. With a “negative criticism” to subjectivity (immediacy, sense data, internal perception, introspection and intuition), Peirce founded the basis for the then future philosophy of pragmatism. Here some themes will be developed: a) intuitionism refuted, b) the criticism of the “cartesian spirit” and c) the problem of “a therapy of ideas’” as it appears in “Questions Concerning Certain Faculties Claimed for Man” and “Some Consequences of Four Incapacities” (1868), “The Fixation of Belief” (1877) and “How to Make Our Ideas Clear” (1878).