Práticas criativas na formação de professores

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Práticas criativas na formação de professores

Ano: 2021 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Dulcimarta Lemos Lino, Bianca de Oliveira Cardoso
Autor Correspondente: Dulcimarta Lemos Lino | [email protected]

Palavras-chave: Práticas criativas, Formação de professores em educação musical, Pedagogia e música

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Ao tematizar as práticas criativas na formação de professores, o artigo destaca um aspecto emergente na investigação Educação musical na formação de professores dos cursos de Graduação em Pedagogia gaúchos: escuta e criação na experiência de barulhar (LINO, 2020a). As análises quantitativa e qualitativa da pesquisa de campo constatam o reduzido espaço do ensino de música como disciplina curricular nas instituições de ensino superior gaúchas e a diminuta presença de práticas criativas nos modos do fazer musical docente. O fortalecimento do cenário educativo compreende que o processo de formação de professores em educação musical não se limita apenas ao caráter mandatário de diretrizes curriculares, mas também exige conceber que a música é potência ordinária da vida cotidiana, oferecida e ampliada no exercício coletivo de compor conversações (CAGE, 2015). Ao viver os processos de escuta e criação musical, desde a ludicidade, a experiência de barulhar (LINO, 2008) habita a pedagogia como gesto poético de linguagem para sublinhar a composição da docência. As práticas criativas irrompem na formação de professores para inaugurar sentidos, dar-se a ver o lúdico, o sensível, o singular e a intransponível dimensionalidade humana da música como partição e partilha.



Resumo Inglês:

In approaching creative practices in teachers formation, the paper seeks to highlight a emergent aspect in the project Musical Education in teachers formation from Pedagogy Undergraduation courses in Rio Grande do Sul, Brazil: hearing and creation processes in noising experience (LINO, 2020a). The research’s quantitative and qualitative analysis highlight the reduced space for music teaching as a curricular discipline in Rio Grande do Sul’s universities and timid presence of creative practices in tea- cher’s musical repertoire. The strengthening of educational scenery comprise the teacher’s formation process beyond the mandatory character of curriculum guidelines. It demands to conceive music as everyday life potency offered and enlarged in the collective exercise of composing conversations (CAGE, 2015). Living the process of hearing and musical creation, from its ludicity, the experience of noising (LINO, 2008) inhabits pedagogy as a linguistic poetic gesture to highlight the composition of teaching. Creative practices burst teachers’ formation to inaugurate sense, to show the ludic, the sensitive, the singular and the insurmountable human dimension of music and score and sharing.