Prática e Didática da Música de Câmara

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Prática e Didática da Música de Câmara

Ano: 2019 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Sonia Ray
Autor Correspondente: Sonia Ray | [email protected]

Palavras-chave: pedagogia da performance musical, didática da música de câmera, formação do músico camerista

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Questões relativas à atuação do músico camerista e professor de música de câmera são o foco deste texto. A pouca atenção de pesquisadores da área de performance musical aos fundamentos da realização e ensino desta prática tem levado a uma multiplicidade, por vezes desorientada, de ações na formação do camerista. O objetivo principal da discussão aqui apresentada é gerar reflexão sobre o tema bem como oferecer diretrizes para estudantes e professores de música de câmara.  Partindo do conceito de Pedagogia da Performance Musical (XXX, 2015), são apresentados fundamentos e sugestões de organização didática da música de câmara em nível intermediário (graduação). Para tanto, o texto está organizado em três partes principais: 1) Fundamentos para uma Didática da Música de Câmara, 2) Elementos da prática e didática da música de câmara e 3) Considerações de organização em planejamentos da disciplina. Acredita-se que a reflexão e sugestões apresentadas venham a contribuir para o desenvolvimento dos estudos sobre prática e didática da música de câmara, sobretudo em processos formais de ensino. 



Resumo Inglês:

This text focuses on questions related to fundaments for the chamber musician and chamber music teacher’s work. The little attention music performance scholars have been given to the fundaments of its practice and teaching, has caused many uninformed instructions throughout chamber musicians’ education. The main goal of the present paper is to discuss the theme as well as to offer directions to both chamber music students and teachers. Based on the concepts Musical Performance (Ray, 2015a) and Musical Performance Pedagogy (Ray, 2015b), this article presents fundaments and suggestions on how to organize an undergraduate chamber musiccourse. The text is organized in three main parts: 1) Fundamental approaches to chamber music didactics; 2 Practice and didacts of chamber music elements; and 3) Considerations on how to plan a chamber music course. The discussions and suggestions here presented showed clearly that there are benefits of the conceptual studies addressed to chamber music students and teachers, particularly those involved in formal educational.