Possibilidades e limites das contribuições de Siegfried Kracauer ao estudo da mídia: uma leitura de Theory of Film (1960)

Lumina

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Telefone: (32) 2102-3601
ISSN: 19814070
Editor Chefe: Gabriela Borges Martins Caravela
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Possibilidades e limites das contribuições de Siegfried Kracauer ao estudo da mídia: uma leitura de Theory of Film (1960)

Ano: 2022 | Volume: 16 | Número: 3
Autores: Luís Mauro Sá Martino
Autor Correspondente: Luís Mauro Sá Martino | [email protected]

Palavras-chave: Kracauer, teoria do meio, teoria da comunicação, filme, cinema, medium theory, communication theory, film, movie theater

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Publicado originalmente em 1960, Theory of Film, de Siegfried Kracauer, é um trabalho reconhecido dentre as teorias do cinema, tendo atraído, desde seu lançamento, tanto elogios quanto críticas dentro desse campo específico. Mas até que ponto seria possível situá-lo no âmbito das Teorias da Comunicação? Quais seriam, se há alguma, suas contribuições para a compreensão dos processos midiáticos? Este artigo propõe uma leitura de Theory of Film focada nas possibilidades de desenvolver suas proposições sobre o filme como contribuições para uma teoria da mídia. Não se trata de entender o livro como uma tentativa de criar uma “teoria dos meios”, mas fazer algumas aproximações iniciais da obra com algumas das concepções lidas sob essa rubrica nos estudos de Comunicação. Para tanto, são destacados três aspectos da obra: (1) suas concepções de “teoria” e “meio” como categorias interpretativas a partir das quais se pode situar a noção de “mídia”; (2) a aproximação dessa concepção, nas Teorias da Comunicação, com alguns aspectos da Teoria do Meio e (3) a preocupação do autor em estabelecer uma relação entre o meio e a realidade por ele capturada e “redimida”. Esses pontos são discutidos sobre o pano de fundo de algumas das discussões contemporâneas sobre Teoria da Comunicação.



Resumo Inglês:

Originally published in 1960, Siegfried Kracauer’s Theory of Film is a recognized work among film theories, having, since its release, attracted both praise and criticism within this specific field. But to what extent would it be possible to place it within the scope of Communication Theories? What, if any, would be their contributions to the understanding of media processes? This article proposes a reading of Theory of Film focused on the possibilities of developing its propositions about film as contributions to a theory of the media. It is not about understanding the book as an attempt to create a “theory of media”, but making some initial approximations of the work with some of the conceptions read under this rubric in Communication studies. To this end, three aspects of the work are highlighted: (1) its conceptions of “theory” and “medium” as interpretive categories from which the notion of “media” can be situated; (2) the approximation of this conception, in Communication Theories, with some aspects of the Theory of the Medium and (3) the author’s concern to establish a relationship between the medium and the reality captured and “redeemed” by it. These points are discussed against the background of some of the contemporary discussions on Communication Theory.