Por trás da imagem, ‘o olhar’: o uso da fotografia em estudos culturais

Domínios Da Imagem

Endereço:
RODOVIA CELSO GARCIA CID, KM 380
Londrina / PR
Site: http://www.uel.br/cch/his/dominiosdaimagem/
Telefone: (43) 3371-4398
ISSN: 19822766
Editor Chefe: Alberto Gawryszewski
Início Publicação: 31/10/2007
Periodicidade: Semestral

Por trás da imagem, ‘o olhar’: o uso da fotografia em estudos culturais

Ano: 2010 | Volume: 3 | Número: 6
Autores: André Camargo Lopes
Autor Correspondente: André Camargo Lopes | [email protected]

Palavras-chave: fotógrafo/pesquisador; fotografia popular; grupo social.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Ao problematizarmos o uso da imagem fotográfica na pesquisa em estudos culturais, abordamos
duas perspectivas de análise: o fotógrafo/pesquisador, tomado neste artigo, como agente
produtor, tendo suas imagens como fonte de documentação a ser incorporada aos relatórios
de campo e a narrativa da pesquisa científica: fontes visuais que documentam a estrutura do
conjunto social em sua ação cotidiana e a fotografia produzida no grupo, ou seja, o uso da
imagem como marco de memória na reconstituição de eventos dentro do grupo social. Tratase
de padrões de representação e repetição, marcos temáticos e compositivos assim como um
diálogo com o passado através dos espaços, na perspectiva de uma semiologia da imagética
auto-representativa popular.



Resumo Inglês:

To the questioning the use of the image photographic at investigation in cultural learning, boarding
two perspectives of analyses: the photographer/investigator taken this article as producer agent,
in yours images as font of documentation to being incorporate to the camp of report, fattening
the narrative of the scientific investigation: visuals fonts how document the structure of the social
conjunct in your quotidian action. And the photograph produced in group, the use of the image
as mark of memory in reconstitute of events in of the social group, models of representation
and repetition, thematic marks and composites thus as one dialogue with the past across of the
spaces, in the perspective of one semiology of the imagistic popular auto- representative.