Por que tenho razão: branquitude, Estudos Culturais e a vontade de verdade acadêmica

Contemporanea

Endereço:
Departamento de Sociologia - UFSCar - Rod. Washington Luís, Km 235 - Cx. Postal 675
São Carlos / SP
13565-905
Site: http://www.contemporanea.ufscar.br
Telefone: 16-3306-6515
ISSN: 23161329
Editor Chefe: Jorge Leite Júnior
Início Publicação: 31/12/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Sociologia

Por que tenho razão: branquitude, Estudos Culturais e a vontade de verdade acadêmica

Ano: 2005 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: SOVIK, Liv
Autor Correspondente: SOVIK, Liv | [email protected]

Palavras-chave: Branquitude, Estudos Culturais, Música Popular Brasileira

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O trabalho almeja debater nossas vontades de verdade acadêmicas (Foucault), a partir da zona de influência dos Estudos Culturais de Stuart Hall e seu texto “O legado teórico dos Estudos Culturais”. Apresenta reflexões sobre o processo de uma pesquisa sobre a branquitude na mídia, particularmente a música popular, e os contextos em que seus principais textos foram produzidos. Expõe alguns avanços: conceitos elaborados de branquitude brasileira, uma proposta para a rediscussão da mestiçagem e um posicionamento sobre a comparação, que parece quase obrigatória, entre as relações raciais brasileiras e dos EUA. Analisa ainda alguns trabalhos elaborados durante a pesquisa sobre as identidades implícitas na música popular e propõe novas metáforas para o trabalho acadêmico.



Resumo Inglês:

This article discusses our academic “wills to truth” (Foucault), from within the zone of influence of Stuart Hall and his “Cultural Studies and its cultural legacies”. It presents reflections on the research process in a study of whiteness in the Brazilian media and mass culture, especially popular music, and on the contexts in which papers were commissioned and findings were made public. Some results are described: conceptualizations of Brazilian whiteness, a proposal for the rediscussion of the meaning of mestiçagem, the traditional description of Brazilian racial identity, and a reflections on what can be won from the comparison, which seems almost obligatory in discussions of race relations, between Brazilian and US race relations. Finally, it analyses some papers that focus specifically on white identities in popular music and proposes a discussion of the metaphors for producing truths in communications research in Brazil.