Populismo: o grande levante semiótico

Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais

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ISSN: 23592419
Editor Chefe: Equipe Cadernos de Campo
Início Publicação: 30/01/1994
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Sociologia

Populismo: o grande levante semiótico

Ano: 2020 | Volume: 1 | Número: 28
Autores: Jacques Fontanille
Autor Correspondente: J. Fontanille | [email protected]

Palavras-chave: Atrator; Eleições; Enunciação; Legitimação; Paixões; Povo; Populismo;

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Populismo e populista são denominações que, ao mesmo tempo, são mal definidas – até indefiníveis – e cuja enunciação é, no entanto, eficiente. O argumento inicial deste estudo consiste em uma inversão dessa relação: é justamente por essa indeterminação que a enunciação é eficiente. A dificuldade de uma definição estável de populismo é uma consequência direta da transformação contemporânea do actante coletivo, ao qual chamamos povo, que é, ele próprio, hoje em dia, indeterminado, flutuante e heterogêneo. Um dos desdobramentos dessa situação consiste em reivindicar a denominação populista, porque essa reivindicação pública é uma legitimação tanto da existência de um actante coletivo chamado povo quanto da coerência de temas e posições políticos associados. Assim, circunscrevemos o problema a ser tratado: por um lado, atribuímos ao populismo temas e posições políticos que não lhe são específicos e, por outro, associamos o populismo a paixões tristes (desconfiança, rejeição ao outro, sofrimento, ódio, medo...). Segundo pesquisas de opinião pública, tais paixões são compartilhadas pela maioria dos cidadãos, muito além apenas daqueles que votam nos candidatos populistas. Nossa hipótese é, então, que, no caso do voto e da expressão política populistas, essas paixões chamadas tristes funcionam como atratores dos temas e posições políticos associados ao populismo.



Resumo Inglês:

Populism and populist are names which, at the same time, are ill-defined, even indefinable, and whose enunciation is nevertheless efficient. The initial argument of this study consists of an inversion of this relationship: it is precisely because of this indeter- minacy that their enunciation is efficient. The difficulty of a stable definition of populism is a direct consequence of the contemporary transformation of the collective actant which is called people, which is today itself indeterminate, fluctuating and heterogeneous. One of the consequences of this situation consists in claiming the populist denomination, because this public claim is a legitimation, both of the existence of a collective actant called people, and of the coherence of the political themes and positions associated. We thus circumscribe the problem to be treated: on the one hand, we attribute to populism political themes and positions that are not specific to it, and on the other hand, we associate populism with sad passions (distrust, rejection on the other, suffering, hatred, fear ...), which opinion studies on collective passions show that they are also shared by the majority of citizens, far beyond those who vote for populist candidates. Our hypothesis is then that, in the case of populist voting and political expression, these sad passions function as attractors for the political themes and positions associated with populism.