Pontos de cultura: um espaço para o teatro comunitário nas políticas públicas

DAPesquisa

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Artes - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa
Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Pontos de cultura: um espaço para o teatro comunitário nas políticas públicas

Ano: 2011 | Volume: 6 | Número: 8
Autores: Márcia Pompeo
Autor Correspondente: Márcia Pompeo | [email protected]

Palavras-chave: pontos de cultura, políticas públicas, teatro na Comunidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo questiona a viabilidade financeira do teatro comunitário, através de políticas públicas na área da cultura e aponta os Pontos de Cultura como alternativa. O teatro feito em comunidades aqui é visto como uma prática artística relacionada com a estética das manifestações culturais da comunidade e/ou com a história dos próprios participantes, que dialoguem com as necessidades e interesses da comunidade. As dificuldades dos grupos teatrais comunitários em ultrapassar a barreira da falta de espaço exigem a criação de alternativas de sustentabilidade. As políticas públicas são aqui caracterizadas como programas governamentais com o objetivo de atenuar os desníveis sociais causados pelo sistema econômico. Os Pontos de Cultura, a partir de seu foco fenomenológico, trazem autonomia de ação às manifestações já existentes, de acordo com cada forma particular de organização, são aqui vistos como uma resposta para a concretização do teatro na comunidade.



Resumo Inglês:

This article questions community theatre financial availability through cultural government policies and points the new concept of Culture Points as an alternative. Community theatre is here as a practice based on the aesthetics of the community culture and /or and the stories of the participants that dialogue with the community needs. The difficulties of the community theatre groups to overcome the barrier of lack of space and financial support require alternatives of sustainability. The public cultural policies are here characterized as government programs aimed at mitigating the social inequality caused by the economic system. The Culture Points, and its phenomenological focus, bringing autonomy of action to existing practices, are understood as an answer to make community theatre possible