A política nacional de arquivos fora da pauta: uma análise das reuniões plenárias do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ)

Ágora

Endereço:
Campus UFSC/CED/CIN Prédio C Sala 204 - 2º andar
Florianópolis / SC
88040-900
Site: http://agora.emnuvens.com.br/ra
Telefone: (48) 3721-4075
ISSN: 27639045
Editor Chefe: Aline Carmes Krüger
Início Publicação: 01/06/1985
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da informação

A política nacional de arquivos fora da pauta: uma análise das reuniões plenárias do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ)

Ano: 2023 | Volume: 33 | Número: 66
Autores: Chaves Ferreira, R., Moreno Marques, R.
Autor Correspondente: Chaves Ferreira, R., | [email protected]

Palavras-chave: Políticas de informação, Políticas públicas arquivísticas, Política nacional de arquivos, Conselho Nacional de Arquivos, CONARQ

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Políticas de informação referem-se a diferentes ações e procedimentos que lidam com informação em contextos variados, como instituições arquivísticas. No Brasil, um dos enfoques das políticas informacionais são as políticas públicas arquivísticas, que têm como marco a Lei Nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Por meio desse dispositivo, criou-se o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), que tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados. Porém, passadas três décadas, não há ainda a definição de uma política pública arquivística em nível nacional. Nesse cenário, esta pesquisa tem como objetivo analisar a agenda de temas de interesse do CONARQ e como o tema ‘política nacional de arquivos’ foi contemplado nas discussões do órgão, no período de 2017 a 2021. A pesquisa é de natureza qualitativa, com caráter descritivo, e foi desenvolvida por meio de aporte bibliográfico e análise documental das atas das reuniões plenárias do Conselho. Como resultados, revela-se que a agenda do CONARQ se concentra em discutir questões referentes às suas câmaras técnicas, câmaras setoriais e comissões especiais, mecanismos de funcionamento do órgão, legislação arquivística brasileira e correlata, e normas técnicas arquivísticas. Portanto, o tema política nacional de arquivos mantém-se periférico nas discussões do CONARQ.